Produtores de Porto Real participam de abertura do curso Negócio Certo Rural
13 de julho de 2018
Obras do Saae serão entregues à população na tarde do 17 de Julho
13 de julho de 2018

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 28 anos

Instituições que trabalham com crianças e adolescentes participaram da ação

Uma caminhada realizada na manhã da sexta-feira, dia 13, na Vila Santa Cecília, marcou o aniversário de 28 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA). O conselho convidou as instituições Lar Recanto das Crianças; Projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN; e Projeto Curumim, da Casa da Criança e do Adolescente. Em torno de 200 crianças e adolescentes participaram da caminhada, que contou com o apoio da Guarda Municipal.

A população que assistia a caminhada recebeu panfletos explicativos sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes e também sobre o Conselho Tutelar de Volta Redonda. A dona de casa Maria Elena de Oliveira aprovou a iniciativa. “É importante divulgar pois existem direitos das crianças e dos adolescentes que muita gente nem conhece”, comentou.

“A criança tem que ter total atenção e, principalmente, ter direito a saúde e educação de forma digna. Só assim vamos evitar que uma ou outra criança se perca na sociedade”, disse a vendedora Leila Aguiar Lima.

“A partir do estatuto, crianças e adolescentes são vistos como sujeitos de direitos em condição peculiar de desenvolvimento e com prioridade absoluta. O nosso principal objetivo é que todos tenham consciência para o estatuto e se informem”, destacou Adriana Amorim, presidente do CMDCA.

Crianças e adolescentes: violência ou abandono devem ser denunciados

Volta Redonda dispõe de dois Conselhos Tutelares, com um total de 10 conselheiros. Nos conselhos, durante 24 horas, trabalham profissionais capacitados e que preservam o sigilo das informações recebidas. Eles estão preparados para receber denúncias de maus tratos, violência ou abusos às crianças e adolescentes.

Conselho Tutelar I

Rua 535, nº 540, Jardim Paraíba, Volta Redonda

Telefones: 08000-250485 ou (24) 3339-9610 / 3339-3337 / (24) 9-9963-0010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *