Obras do Saae serão entregues à população na tarde do 17 de Julho
13 de julho de 2018
Volta Redonda altera lei para liberação de postos de combustíveis
13 de julho de 2018


Volta Redonda comemora 64 anos com atrações inéditas

Festa será realizada em dois dias; município será palco de diversas manifestações artísticas na segunda e terça-feira, dias 16 e 17

Os 64 anos de Volta Redonda vão ficar marcados para os próximos 20 anos. Durante a cerimônia de aniversário, uma cápsula do tempo será lacrada para ser reaberta em 2038. O compartimento que vai armazenar a cápsula foi construído na frente do Palácio 17 de Julho, sede do executivo municipal. Entre as informações guardadas para gerações futuras estarão mensagens de alunos de escolas municipais; os jornais do dia 17de julho; um pendrive com fotos que retratam Volta Redonda hoje, o filme que anuncia as atrações da festa de 64 anos; além de uma flâmula do município.

Outra atração inédita da cerimônia oficial em comemoração ao aniversário, que começa às 8h30 na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, no Aterrado, será a confecção de obras de arte, ao vivo. Artistas da região vão pintar quatro telas em homenagem a Volta Redonda, que serão apresentadas ao público ao final da cerimônia.

Ainda terá destaque o poema “A cidade que você deseja para daqui vinte anos”, vencedor do concurso realizado neste ano em comemoração aos 50 anos da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que será lido pela autora durante a festa e terá uma cópia armazenada na cápsula do tempo.

A cerimônia também terá um momento para homenagens. Oito pessoas foram escolhidas para representar o esporte, a cultura, o comércio, além de estudante e professor do município.

A festa de aniversário de Volta Redonda, que será realizada em dois dias – 16 e 17 de julho, próxima segunda e terça-feira, será eclética e para todas as idades. Na programação estão diversas manifestações artísticas que vão ocupar a Praça Rotary, embaixo do Memorial Getúlio Vargas; o Memorial Zumbi; o Cine 9 de Abril; e a Praça Brasil, na Vila Santa Cecília; além da Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, no Aterrado. Todos estes locais serão palco de apresentações de teatro, dança, música e artes plásticas.

As atrações de segunda-feira, dia 16, começam às 14h, na Praça Rotary, no Memorial Getúlio Vargas, com o Encontro Nacional das Associações de Teatro de Bonecos do Brasil, que continuará durante toda terça-feira, dia 17. Também está na programação exposição fotográfica e concerto da Orquestra Filarmônica VR.

Na terça-feira, dia 17, as comemorações começam às 8h30 na Praça Sávio Gama, no Aterrado. Haverá concerto da Banda Municipal e o Coro da Fundação Beatriz Gama, além do tradicional “Parabéns pra você” e bolo gigante de aniversário.

A festa continua na Vila Santa Cecília com apresentações de diversos estilos musicais; presença do caminhão da Brinquedolândia; e Exposição de Carros Antigos como Fuscas, Ômegas, Chevettes e Opallas. A programação completa está no PortalVR.com.

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, afirma que os artistas que participarão das comemorações pelo aniversário da cidade são filhos de Volta Redonda e fazem parte da história cultural do município. “Privilegiamos e valorizamos os artistas locais, que se inscreveram para participar da festa por meio de edital para chamada pública”, lembrou Aline.

Ela citou a apresentação da Orquestra VR Filarmônica, na noite de segunda-feira, dia 16, no Cine 9 de Abril. “Esse concerto vai reunir músicos de Volta Redonda que atuam em São Paulo, Espírito Santo e Bahia, por exemplo. Eles voltam à cidade para homenagear os 64 anos”, contou a secretária de Cultura.

Aline lembrou ainda de Carina Sandré que apresenta na Praça Brasil, às 20h30, da terça-feira, dia 17 de julho, o show “Cidade Cinza (meio Rio, meio Minas). “As canções resgatam a história de Volta Redonda e também contribuem com o fortalecimento da identidade da cidade e de seus protagonistas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *