Dois homens são mortos e Rio-Santos é fechada em Angra
22 de julho de 2018
Primeira edição do Lazer na Leste reúne mais de 2 mil pessoas
22 de julho de 2018


Centro Cirúrgico do Hospital de Emergência já opera com novos equipamentos

Unidade já investiu cerca de R$ 600 mil em reformas, compra de equipamentos e treinamento de servidores

O Hospital Municipal de Emergência, que está sendo reestruturado na atual gestão e já implantou novos serviços, como as cirurgias de artrodese de coluna e de artroplastia (colocação de prótese de quadril), consideradas de alta complexidade, acaba de receber novos equipamentos para dois importantes setores: o Centro Cirúrgico e o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Entre as novas aquisições, já em operação na unidade, estão novos focos e mesas cirúrgicas, além de camas elétricas articulares. Os equipamentos, fundamentais para o processo de modernização do HME, também facilitam o trabalho da equipe médica.

De acordo com a direção do HME, o Centro Cirúrgico da unidade conta agora com três novas mesas e focos articulares, com luzes de LED, que estão substituindo os antigos, que estavam em uso há mais de 15 anos. Já o CTI, onde ficam os pacientes que requerem cuidados intensivos, recebeu seis camas elétricas tipo fawler, com movimentos de cabeceira, trendelemburg, reverso, cardíaco, vascular (que permitem que o paciente seja colocado em posições que facilitem o acesso ao campo operatório), além de elevação de altura com grades articuláveis.

Os novos equipamentos, que estão ajudando a melhorar ainda mais os serviços prestados pela unidade, onde são atendidas cerca de 300 pessoas por dia, se somam a outros investimentos feitos na modernização do hospital e que incluem a reforma das cadeiras utilizadas para hidratação e medicação dos pacientes, que não recebiam reparos há cerca de 20 anos, e a compra de equipamentos como bisturis elétricos, oxímetro (1), aspirador de secreções (1), ventiladores pulmonares (2), processadora de raio-X (1), ultrassom portátil (1) monitores multiparâmetros (3), desfibriladores (2), eletrocardiógrafo (1), autoclaves (3), seladoras automáticas (3) e carrinho de curativos (1), além de quatro cadeiras de rodas, uma lavadora de 50kg, duas lavadoras ultrassônicas, duas secadoras de roupa com capacidade para 30kg cada, e 15 televisores.

A reestruturação da unidade, onde já foram aplicados quase R$ 600 mil, não se limita, no entanto, à melhoria da estrutura física e à compra de equipamentos. Na última semana, a equipe do hospital recebeu um treinamento para utilização do aparelho de ultrassom portátil, utilizado para realização de exames em pacientes internados no CTI, nas áreas de obstetrícia, ginecologia, urologia, cardiologia e medicina intensiva. Com a capacitação dos profissionais e as compra dos novos aparelhos, pacientes que se encontram em estado grave não precisam ser deslocados para outras unidades do município para realizar esses exames.

Trabalho continua

De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, que acompanha de perto o trabalho de reestruturação e modernização do hospital, as melhorias terão continuidade nos próximos meses com a reforma do Pronto-Socorro, a troca do piso da unidade, a revitalização das instalações elétricas e a construção de uma nova enfermaria com mais 24 leitos.

– O Hospital de Emergência, que é uma referência na região, ficou muitos anos sem receber as melhorias necessárias e, com isso, sua estrutura ficou precária e seus equipamentos, ultrapassados. Agora, com muito trabalho, esforço conjunto e com a adoção de uma política de redução de gastos, estamos conseguimos fazer os investimentos que a unidade tanta precisava, melhorando ainda mais o atendimento prestado à população e as condições de trabalho de nossos profissionais, que sempre foram muitos dedicados – disse o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *