Preso, prefeito de Japeri ameaça jornalistas
27 de julho de 2018
Reunião de grupo de apoio LGBT acontece em Volta Redonda
27 de julho de 2018


MP denuncia manifestantes que atearam fogo em abrigo de venezuelanos

Boa Vista (RR) - Acampamento de refugiados venezuelanos montado pelo Exército Brasileiro e a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Cinco brasileiros foram denunciados por xenofobia e incitação ao crime pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR). O grupo participou de atos violentos que marcaram um protesto ocorrido em Mucajaí (RR), em março, contra a presença dos venezuelanos no município. Os acusados vão responder pelos crimes de preconceito de raça ou de cor e por incitação ao crime.

Os delitos ocorreram durante a manifestação que, segundo autoridades locais, tinha caráter pacífico. No dia, alguns moradores da cidade – que faz fronteira com a Venezuela – aproveitaram o momento e invadiram um abrigo municipal ateando fogo aos pertences de venezuelanos que viviam no local e expulsando os migrantes.

“Independente da nacionalidade, quem comete crimes dessa natureza deve responder por seus atos perante a Justiça”, explicou o promotor de Justiça Ulisses Moroni, ao lembrar que qualquer ação que dissemina o ódio, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é passível de punição no Brasil.

A manifestação foi realizada dois dias após a morte de um brasileiro, que teria ocorrido durante uma briga com venezuelanos, em um bar do bairro Sagrada Família.

Situação

Os abrigos em Roraima têm capacidade para 6 mil pessoas. Números divulgados pela Casa Civil apontam que, no final de junho, havia 56.740 venezuelanos no estado.

Desde abril, o governo brasileiro e organizações internacionais deram início a um processo de interiorização de migrantes, levando grupos de pessoas e famílias que pediram refúgio ou residência no Brasil para cidades que manifestam interesse em abrigá-los, desafogando a situação em Roraima.

Entre abril e julho deste ano, mais de 800 venezuelanos foram retirados do estado.

A última etapa do processo ocorreu na terça-feira (24), quando 130 venezuelanos deixaram Boa Vista em um avião da Força Aérea Brasileira com destino a quatro capitais: Cuiabá, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Por Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil  Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *