Gabinete de crise investiga explosão na Usiminas em Ipatinga
12 de agosto de 2018
Jovem é assassinado no bairro Paraíso
13 de agosto de 2018


BM: Dia D contra a poliomielite e o sarampo acontece no próximo sábado

Ação é voltada para cerca de 8 mil crianças do município entre 1 ano e menores de 5 anos de idade

Seguindo a programação da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e o Sarampo, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa realiza no próximo sábado (18) o Dia D de Mobilização Nacional. Proposto como um momento especial de atenção e engajamento à vacinação, o Dia D tem como principal público cerca de oito mil crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses, 29 dias), independente da situação vacinal. No dia, é importante que o cartão de vacina esteja em mãos para a atualização necessária da caderneta de vacinação.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, é fundamental a conscientização e o engajamento da população durante a campanha. “O Dia D serve justamente para mostrar que é uma vacinação fundamental e ressaltar que são doenças sérias que precisam da atenção dos pais na prevenção dos pequenos”, comentou.

O Brasil recebeu, em 1994, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem e em 2016, o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. No entanto, a queda na cobertura vacinal, principalmente pela propagação de notícias falsas na internet, ocasionou a ocorrência de casos de contágio novamente.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, destacou que o Brasil tem compromissos internacionais de manter o país livre de sarampo e erradicado da poliomielite. “Como são doenças que estão erradicadas e controladas, é importante que os pais se conscientizem e vacinem seus filhos para que elas não voltem a fazer vítimas. Afinal, essas doenças podem levar à morte ou causar sérias consequências como a paralisia infantil”, alertou a coordenadora.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo vai até o dia 31 de agosto. O serviço funciona de segunda a sexta-feira de 8 às 17h em todas as unidades de saúde de Barra Mansa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *