Rua de Lazer na Vila Santa Cecília atrai pessoas de todas as idades
12 de agosto de 2018
Gabinete de crise investiga explosão na Usiminas em Ipatinga
12 de agosto de 2018


Inscrições para projeto Virando o Jogo  começam na terça, no bairro Açude IV

– Ministério do Esporte vai oferecer 300 vagas; Conquista do projeto para a cidade foi da vereadora Rosana Bergone;

As inscrições para o novo projeto esportivo do Ministério do Esporte (ME) em Volta Redonda “Virando o Jogo” poderão ser feitas por pais ou responsáveis a partir de terça-feira, dia 14, na quadra poliesportiva do bairro Açude IV.  O Virando o Jogo vai oferecer 300 vagas para crianças, a partir de seis anos de idade, jovens e adultos, que poderão participar, gratuitamente, das aulas de judô, futsal, capoeira, entre outras atividades esportivas e lúdicas.  Segundo o coordenador regional de projetos, Laiam Bergone, os interessados devem levar documentos pessoais e comprovante de frequência escolar para fazer a matrícula.

“Os professores já estão prontos e todo o material de apoio das aulas já foram enviados pelo Ministério do Esporte.  Os participantes poderão fazer mais de uma atividade, de acordo com a disponibilidade e interesse de cada um. A garotada dos bairros próximos também podem se inscrever. As atividades vão acontecer na quadra localizada na Rua Bom Pastor”, informou Laiam.

A projeto foi lançado na manhã de sábado, dia 11, na própria quadra do bairro, pela vereadora Rosana Bergone (PRTB), responsável por trazer o Virando o Jogo para a cidade. A iniciativa do ME será coordenada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que gerencia mais quatro projetos em Volta Redonda e região, como o Brincando com Esporte, Esporte e Cidadania para Todos, Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e a Corrida Rústica,

A professora de educação física, Leiriane Tavares, que ministrará as aulas de futsal, pede aos pais que motivem seus filhos a participarem do projeto.  “Além do treino, as crianças aprendem no projeto trabalhar em equipe, ajudar uns aos outros, respeitar regras e ter compromissos. Esses aprendizados, eles levam para o dia a dia e, se tornam cidadãos melhores”, afirmou. Os outros professores envolvidos no projeto são Sabrina e Társio.

A vendedora Evelyn Cristina da Silva, 25 anos, participou do evento de lançamento e disse que vai matricular o filho Everton em duas atividades. “Ele fará futsal e judô. Será muito bom para entreter as crianças e evitar que elas sigam em caminhos errados da vida. Quero muito agradecer a vereadora Rosana por trazido o projeto, pois, antes, não havia nada de bom para as crianças”, disse ela. O garoto Everton, 7 anos, gostou da novidade que chega ao bairro e já treinou o futsal. “Vai ser muito maneiro. Quero que comece logo para eu ir para a linha. Quero aprender as regras”, disse ele, que estava catando no gol.

Para o líder comunitário, João Carlos Xavier, o projeto irá ocupar o tempo ocioso da garotada. “Em um turno eles estudam e, no outro, eles vem para a quadra. A intenção não é formar atletas, mas bons cidadãos e bons filhos”, explicou, comentando que o bairro Açude II conta, há um ano, com o projeto federal Esporte e Cidadania para Todos e beneficia 300 jovens. “Somos mais uma vez contemplados com uma ótima atividade e graças a vereadora está sendo possível”, disse.

O início do projeto foi comemorado pela vereadora Rosana Bergone. “Estamos em contato direto com o Ministério do Esporte e a cada conquista eu fico muito feliz, pois estamos dando uma oportunidade única para a população. O esporte é vida, é saúde e, salva muitos jovens, que poderiam entrar no mundo das drogas ou ir por caminhos errados. Isso é um grande ganho para as famílias, pois os projetos chegam às comunidades em vulnerabilidade social. Agradeço sempre ao Ministro Leandro Cruz e a UFF, pois graças a eles somamos, agora, cinco projetos para quatro cidades da região”, pontuou a vereadora. No próximo fim de semana, a coordenação do projeto Virando o Jogo, fará o lançamento no bairro Cruzeiro em Pinheiral, oferecendo vagas para mais 300 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *