Começam inscrições para cursos profissionalizantes da Fundação Beatriz Gama
13 de agosto de 2018
Acidente envolve carro e moto na Beira-Rio
13 de agosto de 2018


Volta Redonda recebe projeto esportivo federal Virando o Jogo

– Ministério do Esporte vai oferecer 300 vagas no bairro Açude IV. Conquista do projeto para a cidade foi da vereadora Rosana Bergone;

A vereadora Rosana Bergone (PRTB) participou na manhã de sábado, dia 11, do lançamento do projeto esportivo Virando o Jogo, do Ministério do Esporte e coordenado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento ocorreu na quadra poliesportiva da Rua Bom Pastor, no bairro Açude IV, mesmo local onde será instalado o primeiro núcleo do projeto na cidade. O virando o Jogo vai oferecer 300 vagas para crianças, a partir de seis anos de idade, jovens e adultos, que poderão participar, gratuitamente, das aulas de judô, futsal, capoeira, entre outras atividades esportivas e lúdicas.

As inscrições, segundo o coordenador regional de projetos, Laiam Bergone, poderão ser feitas por pais ou responsáveis a partir de terça-feira, dia 14, na própria quadra do bairro. “Os interessados devem levar documentos pessoais e comprovante de frequência escolar para fazer a matrícula. Os professores já estão prontos e todo o material de apoio das aulas já foram enviados pelo Ministério do Esporte.  Os participantes poderão fazer mais de uma atividade, de acordo com a disponibilidade e interesse de cada um. A garotada dos bairros próximos também podem se inscrever”, informou Laiam.

A professora de educação física, Leiriane Tavares, que ministrará as aulas de futsal, pede aos pais que motivem seus filhos a participarem do projeto.  “Além do treino, as crianças aprendem no projeto trabalhar em equipe, ajudar uns aos outros, respeitar regras e ter compromissos. Esses aprendizados, eles levam para o dia a dia e, se tornam cidadãos melhores”, afirmou. Os outros professores envolvidos no projeto são Sabrina e Társio.

A vendedora Evelyn Cristina da Silva, 25 anos, vai matricular o filho Everton em duas atividades. “Ele fará futsal e judô. Será muito bom para entreter as crianças e evitar que elas sigam em caminhos errados da vida. Quero muito agradecer a vereadora Rosana por ter trazido o projeto, pois, antes, não havia nada de bom para as crianças”, disse ela. O garoto Everton, 7 anos, gostou da novidade que chega ao bairro e já treinou o futsal. “Vai ser muito maneiro. Quero que comece logo para eu ir para a linha”, disse ele, que estava catando no gol.

Para o líder comunitário, João Carlos Xavier, o projeto irá ocupar o tempo ocioso da garotada. “Em um turno eles estudam e, no outro, eles vem para a quadra. A intenção não é formar atletas, mas bons cidadãos e bons filhos”, explicou, comentando que o bairro Açude II conta, há um ano, com o projeto federal Esporte e Cidadania para Todos e beneficia 300 jovens. “Somos mais uma vez contemplados com uma ótima atividade e graças a vereadora está sendo possível”, disse.

O início do projeto foi comemorado pela vereadora Rosana Bergone. “Estamos em contato direto com o Ministério do Esporte e a cada conquista eu fico muito feliz, pois estamos dando uma oportunidade única para a população. O esporte é vida, é saúde e, salva muitos jovens, que poderiam entrar no mundo das drogas ou ir por caminhos errados. Isso é um grande ganho para as famílias, pois os projetos chegam às comunidades em vulnerabilidade social. Agradeço sempre ao Ministro Leandro Cruz e a UFF, pois graças a eles somamos, agora, cinco projetos para quatro cidades da região”, pontuou a vereadora. Na semana que vem, a coordenação do projeto Virando o Jogo, fará o lançamento no bairro Cruzeiro em Pinheiral, oferecendo vagas para mais 300 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *