Literatura resendense é destaque na biblioteca pública Jandyr César Sampaio
14 de agosto de 2018
Escola municipal de Volta Redonda vista ETA Belmonte
14 de agosto de 2018


Curso de Cuidador de Idosos começa com introdução aos cuidados na 3ª idade

Curso organizado pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda é voltado para Agentes Comunitários de Saúde, cuidadores das Residências Terapêuticas e comunidade

A qualificação profissional e o aprimoramento de técnicas para cuidar de familiares eram objetivos comuns aos 60 alunos do curso de Cuidador Familiar de Idosos, que teve a aula inaugural na tarde desta terça-feira, dia 14, no campus do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) no Aterrado. A capacitação é voltada para os Agentes Comunitários de Saúde, que atuam nas unidades que do Programa de Saúde da Família; para funcionários das Residências Terapêuticas, que atendem pacientes da Saúde Mental; e pessoas da comunidade.

O Agente Comunitário de Saúde (ACS), Afonso Azeredo, que atua na Unidade de Saúde Básica da Família (UBSF) do Siderópolis há dois anos acredita que a capacitação vai facilitar o dia a dia em seu trabalho. “Atuo no Siderópolis e Casa de Pedra, bairros com muitos moradores idosos. Esse curso vai me ajudar a cuidar melhor dos idosos que visito e também passar orientações corretas para os seus cuidadores”, acredita.

Já Joana D’Arc Patrício de Souza, moradora do bairro Limoeiro, procurou a qualificação para cuidar melhor dos pais. “Eles ainda não precisam de cuidados específicos, por enquanto ajudo com as novas tecnologias. Mas sou a filha caçula, a única solteira, moro com eles e quero me preparar”, disse.

“As aulas, teóricas e práticas, dão mais segurança e respaldo ao cuidador familiar. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do idoso que é cuidado por parentes, em casa. Porém, sabemos da importância de capacitar também nossos funcionários que atuam com pacientes idosos que necessitam de ajuda temporária ou permanente para o desenvolvimento de suas atividades diárias”, disse o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto.

A aula inaugural, ministrada pelo psicólogo Vitor dos Santos Freitas, que atua no O Centro-Dia de Atendimento à Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, foi uma introdução aos cuidados na terceira idade. “O objetivo é que as pessoas aprendam técnicas de cuidados com o idoso e com eles mesmos, pois é comum o cuidador adoecer. Para qualificar o cuidado e diminuir o estresse de quem cuida, damos orientações práticas como a transferência do leito de maneira correto, manter a alimentação saudável e outras”, exemplificou.

O chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Júlio Dalboni, participou da abertura do curso. “Desejo que todos aproveitem a oportunidade e que o aprendizado aqui se reverta na melhoria da qualidade de vida dos idosos do nosso município”, disse, lembrando que “em alguns anos seremos nós os idosos precisando de cuidados”.

A Gerente da Divisão de Área Técnica e Educação em Saúde, Marciléa Dias de Sá Paiva Lima, explica que a qualificação é voltada para o cuidador familiar, não tem intenção de formar profissionais. “O objetivo é melhorar a qualidade do tratamento do idoso, além de preparar e amparar a pessoa que cuida e a família”, falou.

O curso vai até dezembro. A parte teórica será as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, no UniFOA, campus Aterrado. E as vivências práticas serão realizadas no Centro-Dia de Atendimento à Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, no Jardim Paraíba; Centro Dia de Atendimento à Pessoa Idosa, no bairro Nossa Senhora das Graças; na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), no Dom Bosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *