Dinho recebe médicos e secretário de Saúde no Salão Nobre da CMVR
14 de agosto de 2018
Tribunal de Justiça do Rio cassa concessão de estacionamento rotativo de Barra Mansa
14 de agosto de 2018


Guarda Ambiental de Barra Mansa apreende pássaros silvestres

Infrator foi conduzido para a 90ª DP e pode responder por maus tratos aos animais; fiscalização será intensificada para combater o tráfico de animais silvestres no município

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, por meio da Guarda Ambiental, apreendeu na noite de segunda-feira (13), 28 pássaros silvestres numa residência no bairro São Pedro. Também foram encontradas diversas gaiolas vazias e armadilhas. O infrator foi conduzido à 90ª DP para prestar esclarecimentos. Ele pode ser enquadrado na Lei Ambiental que condena maus tratos aos animais, podendo pegar de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

A gerente de Fiscalização Ambiental, Jeniffer Melgaço, explicou que a ação ocorreu após uma denúncia anônima de maus tratos a um cachorro. Ao chegar ao local, técnicos do órgão verificaram que em outra casa havia muitos pássaros em gaiolas. A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio à operação de captura das aves e a condução do proprietário da residência à delegacia.

No cativeiro, foram encontrados 28 pássaros de diversas espécies silvestres, incluindo algumas com risco de entrarem em extinção, entre elas bico-de-pimenta, corrupião, galinho-da-serra, pintassilgo e azulão. “Esses tipos estão na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), ou seja, necessitam de medidas de conservação para que não entrem em extinção na natureza”, alertou a gerente, destacando que a fiscalização será intensificada para combater o tráfico de animais silvestres.

Ela também ressaltou o estado de higiene e de saúde no qual os pássaros foram encontrados. “O local onde estavam as gaiolas com os pássaros estava extremamente sujo, inclusive com a presença de ratos e baratas. Algumas aves tinham sinais de maus tratos com deficiência visual, feridas, falta de membros e penas e fungos nas patas”, detalhou Jeniffer.

Os pássaros estão sob os cuidados da Guarda Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente. Os veterinários e técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental fizeram a identificação das aves e exames básicos para verificar o estado de saúde dos animais. Após essa etapa, eles serão encaminhados para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Seropédica/RJ, para serem reabilitados e introduzidos ao meio ambiente.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, destacou que, de acordo com Lei nº 9.605 artigo 29: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é crime. A pena pode chegar a um ano de detenção e multa. Segundo ele, a apreensão desses animais pode causar desequilíbrio natural. “Cada pequeno animal tem sua função específica na natureza e a sua ausência causa prejuízos para a comunidade em geral”, completou.

DENÚNCIAS – Denúncias de maus tratos aos animais podem ser feitas de forma anônima na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do telefone (24) 2106-3408, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados e após 17 horas, elas são recebidas pelo telefone (24) 3322-7817.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *