Universitários terão papel importante no meio ambiente de Volta Redonda
15 de agosto de 2018
Levantamento mostra queda no volume de  entulhos retirados das ruas entre maio e julho
15 de agosto de 2018


Educação de Volta Redonda recebe capacitação

SME e Cerest promoveram 1º Fórum em Saúde do Trabalhador para cerca de 600 profissionais da rede municipal

Com o tema “Professor saudável, educação de excelência”, o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME) promoveram nesta quarta-feira, dia 15, o 1º Fórum em Saúde do Trabalhador com os Profissionais da Rede Municipal de Educação. O evento reuniu cerca de 600 profissionais no auditório da UGB (Universidade Geraldo Di Biase), divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde.

“Nós, profissionais da educação, trabalhamos com a ideia de que professores saudáveis geram um saber e aprendizado de qualidade. Mais uma parceria fantástica, educação e saúde”, comentou a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade.

De acordo com o coordenador do Cerest, Marcelo Cavaliere, o objetivo é diminuir o quadro de professores ausentes devido a problemas de saúde como na voz, na coluna, estresse, que provocam afastamento em alguns casos. Segundo ele, o problema pode ser solucionado de forma mais rápida e até mesmo prevenido.

“A capacitação aborda a parte de exercício, de fonoaudiologia, com a premissa de diminuir problemas vocais, além de atos como descansar, beber água. Também tem a parte mental. O profissional tem que saber não trazer os problemas pessoais dele para a sala de aula, e não levar os problemas de sala para a vida particular”, explicou Marcelo.

Foram realizadas palestras sobre riscos ocupacionais, postura, voz, qualidade de vida no trabalho e função social do professor, ministradas por profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. A auxiliar de secretaria Eliete de Campos Alves, que trabalha na Escola Municipal Jayme de Souza Martins, participou do evento e citou que a capacitação serve para o profissional se preservar mais emocionalmente, fisicamente, se cuidar melhor no ambiente de trabalho.

“Particularmente, cuido muito de mim, mas nem todos são assim. Tem gente que se deixa levar muito pelas pressões no ambiente de trabalho. Gosto muito do que eu faço e do ambiente que trabalho. Todo conhecimento vem agregar, vem tornar a nossa vida melhor. Acho muito importante”, contou Eliete, que já atuou em creche e na sede da SME.

A orientadora educacional Katia Maria Lopes Cunha, que atua na rede pública há mais de 30 anos, conta que é a primeira vez que participa desse tipo de capacitação. “A gente sempre espera que seja algo que possa ajudar na nossa atuação, no nosso dia a dia com os profissionais e com os alunos”, que está atualmente como diretora-adjunta na Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro.

O prefeito Samuca Silva ressaltou a importância do fórum para melhorar a qualidade da educação pública no município. “A educação é a base e estamos investindo em qualidade de vida para nossos professores. Isso vai refletir no aprendizado dos nossos jovens”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *