Volta Redonda promove ações de prevenção à dengue
15 de agosto de 2018
Educação de Volta Redonda recebe capacitação
15 de agosto de 2018


Universitários terão papel importante no meio ambiente de Volta Redonda

Estudantes poderão participar de programa de voluntariado no Parque do Ingá e na construção de plano municipal

O secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Maurício Ruiz, se reuniu nesta semana com representantes de diversas universidades para tratar sobre um programa de voluntariado do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, maior área verde do município. Além do programa, os universitários poderão participar da construção do Plano Municipal da Mata Atlântica de Volta Redonda.

“O voluntariado do parque é uma iniciativa que se alinha com o movimento nacional de inserção social nas unidades de conservação. A gente vai seguir essa linha aqui em Volta Redonda lançando um cadastro municipal de voluntários para realizar todo tipo de ação dentro dos parques” disse o secretário.

Segundo Maurício Ruiz as ações que serão desenvolvidas através desse voluntariado vão desde o apoio na abertura e sinalização de trilhas, reformas de estruturas até na elaboração de estudos temáticos, avaliações, de zoneamento ambiental, entre outros.

“É uma mão na massa para ajudar o parque de todas as maneiras. Queremos fazer isso de forma coletiva e participativa. Serão dois tipos de trabalho voluntário. Um que estamos chamando de ‘voluntários mão na massa’ que é ligado às intervenções na unidade de conversação, com todo tipo de apoio na gestão da unidade e o ‘voluntário técnico’ que é aquele das universidades que vão poder colaborar na elaboração dos estudos para a gestão ambiental”, explicou o secretário.

Os voluntários técnicos das universidades, de acordo com o secretário, servirão para ajudar na elaboração de estudos temáticos que são fundamentais para a gestão ambiental do município como o Plano Municipal da Mata Atlântica, Plano de Manejo do Parque do Ingá e o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Estiveram presentes na reunião representantes da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), da Uff (Universidade Federal Fluminense) e do Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro).

O prefeito Samuca Silva destacou a oportunidade de integrar os jovens com as questões ambientais do município. “A participação da população nas políticas públicas ligadas ao meio ambiente é muito importante e o engajamento dos jovens universitários será muito produtivo para eles e para a cidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *