Memorial Zumbi sedia seminário Movimento Negro Brasileiro
23 de agosto de 2018
Corpo de homem é encontrado às margens da Dutra, em Piraí
23 de agosto de 2018


Começa semana da cidadania em Resende

Programação, que teve início nesta quinta-feira, dia 23, envolve as Secretarias de Educação e Saúde e beneficiarão mais de mil alunos

Mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino vão participar este ano das atividades da Semana da Cidadania, iniciada nesta quinta-feira, dia 23, em Resende. Realizada anualmente, as atividades tem por objetivo despertar e incentivar a participação dos alunos na sociedade e no processo escolar, além de estimular a criação de grêmios estudantis. A programação deste ano contará com a participação do Programa Saúde nas Escolas (PSE).

De acordo com a programação, nesta quinta-feira, dia 23, e na próxima terça, 28, e sexta, 31, além dos dias 4 a 6 de setembro, os estudantes das escolas municipais Rio Preto, Moacir Coelho da Silveira, Adelaide Lopes, Alberto Ferraz, Ciep 489 Augusto de Carvalho e Júlio Verne receberão as ações de saúde do PSE, que oferecerá aos alunos serviços como: saúde, teste de acuidade visual, análise do cartão de vacinação, orientações sobre como combater o mosquito da dengue, além de práticas corporais. Tendas com informações de doenças sexualmente transmissíveis, drogas e tabaco também fazem parte da programação da semana.

Também integrando as ações da Semana da Cidadania, neste sábado, dia 25, será realizada a formação dos profissionais do campo na Escola Municipal Heltevina Carneiro, na Vargem Grande, das 8 às 12h. Na ocasião, duas palestras serão realizadas sobre os temas “Ensino da matemática através de jogos e consciência fonológica” e “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a importância da estimulação”. Já na segunda-feira, dia 27, será a vez do Espaço Z receber 90 alunos das escolas municipais Professor Oswaldo da Rocha Camões e Júlio Verne para falar sobre ética e cidadania, e, entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro, os temas política cidadã e educação fiscal serão temas de debate nas escolas Marieta Salles e no programa AABB Comunidade.

– A formação de nossos alunos vai muito além das práticas realizadas em sala de aula, e as escolas estão apostando cada vez mais no desenvolvimento da cidadania. Por isso as unidades escolares estão organizando gincanas e outras atividades para que esse tema possa ser tratado de maneira lúdica entre os estudantes, e de forma aliada ao aprendizado diário. A Semana da Cidadania tem este foco e será estendida até o dia 6 de setembro, quando os alunos serão incentivados a prestigiar o desfile cívico comemorativo ao Dia da Independência – explicou a secretária de Educação, Rosa Frech.

Confira a programação completa:

23/08 – Programa Saúde nas Escolas, na E.M. Rio Preto, de 9h às 15h

25/08 – Formação dos Profissionais do Campo, na E.M. Heltevina Carneiro, na Vargem Grande, de 8h às 12h

27/08 – Debate sobre Ética e Cidadania, no Espaço Z, de 8h30 às 10h30

28/08 – Programa Saúde nas Escolas, nas escolas Moacir Coelho da Silveira, Adelaide Lopes e Alberto Ferraz, de 7h30 às 11h

De 29/08 a 05/09 – Debate sobre Política Cidadã e Educação Fiscal, na E.M. Marieta Salles e no programa AABB Comunidade

31/08 – Programa Saúde nas Escolas, na E.M. Júlio Verne, de 8h às 12h

03/09 – Debate sobre Ética e Cidadania, no Espaço Z, de 8h30 às 10h30

04 a 06/09 – Programa Saúde nas Escolas, no CIEP 489 Augusto de Carvalho, na Cidade Alegria, de 8h às 16h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *