Prefeitura de Volta Redonda investe na iluminação pública
10 de setembro de 2018
Inscrições para Oficina de Desenvolvimento Humano estão abertas em VR
10 de setembro de 2018


Barra Mansa inicia segunda dose de vacinação contra HPV

Vacina de HPV só protege após tomar o esquema completo de duas doses; a segunda dose para imunização é aplicada seis meses após a primeira

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Ministério da Saúde, iniciou a segunda dose de vacinação contra o HPV (Vírus do papiloma humano) para os adolescentes que já tomaram a vacina seis meses atrás. Devem-se vacinar meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O serviço está disponível nas Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. É importante levar a caderneta de vacinação.

A coordenadora do Setor de Imunização, Marlene Fialho, alerta que a vacina de HPV só protege após tomar o esquema completo de duas doses. A segunda dose para imunização é aplicada seis meses após a primeira. “Quem ainda não tomou a primeira dose, deve procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e se imunizar. Após seis meses, é necessário o reforço com a segunda dose”, explicou.

Ela enfatiza que a vacina contra o HPV já faz parte da rotina do calendário vacinal dos adolescentes. “Todos os adolescentes nessa faixa etária e que entrarão nessa idade devem procurar o posto de saúde para tomar a vacina do HPV, entre outras vacinas pertinentes à idade como a meningocócica C que protege contra a meningite causada pelo meningococo tipo C, o tipo mais prevalente na maior parte do nosso país”.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, afirma que o Ministério da Saúde, por meios das ações de Imunização, disponibiliza vacinas seguras e eficazes contra muitas doenças. “A vacina contra o HPV imuniza o adolescente contra diversas doenças, inclusive o câncer do colo de útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, e o câncer de pênis nos meninos, além de outros tumores e verrugas genitais”.

As vacinas são inativadas, ou seja, de vírus mortos. Os eventos adversos são raros e geralmente são limitados como febre e local (dor, inchaço e vermelhidão). Ela também é indicada para homens e mulheres de 15 a 26 anos de idade portadores de HIV/AIDS, imunodeprimidos submetidos a transplantes de órgãos sólidos, de medula óssea e pacientes oncológicos, porém, esses grupos precisam da prescrição do profissional médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *