Muitos veículos retornando do feriado na manhã desta segunda-feira
10 de setembro de 2018
Prefeitura de Volta Redonda investe na iluminação pública
10 de setembro de 2018


Comissão do Plano Diretor realiza seminário para discussão de políticas públicas

Câmara de Vereadores de Volta Redonda

A Comissão Especial Para Revisão do Plano Diretor, instalada na Câmara Municipal para coordenar o processo de revisão do Plano Diretor em vigência em Volta Redonda atualmente (Lei Municipal 4441/2008), realiza no dia 15 de setembro, a partir das 8 horas, no auditório da Associação Comercial (ACIAP), um seminário com a participação de entidades, instituições e representantes de diversos segmentos da sociedade organizada.

De acordo com o assessor técnico da comissão, arquiteto Ronaldo Alves, todas as entidades representativas da cidade estão sendo convidadas a participar dos trabalhos dirigidos a uma contribuição mais ampla possível visando à revisão do Plano Diretor Municipal Participativo de Desenvolvimento Urbano.

– No seminário iremos discutir e revisar, com acuidade, as diferentes propostas e diretrizes do desenvolvimento de nossa cidade com foco nos próximos 10 anos, definindo novos princípios e instrumentos legais mais adequados ao controle do crescimento urbano, – explica Ronaldo Alves, salientando que alguns desses instrumentos são: adensamento em áreas estratégicas, corredores de circulação e transporte, sistema Integrado de Transporte Coletivo, Estudo de Impacto Ambiental, Impacto de Vizinhança, imposto progressivo no tempo e vários outros instrumentos que podem ser utilizados dentro do Plano Diretor.

O seminário cumpre o que determina o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001), que determina ampla discussão com a sociedade organizada sobre os temas que permeiam o Plano Diretor. Para o assessor técnico, a participação efetiva da sociedade refletirá num arcabouço mais legítimo de instrumentos legais que a Câmara terá de assumir, não só como apreciador das propostas do Poder Executivo, mas como ator coadjuvante do processo, valorizando o trabalho dos vereadores dessa legislatura que participarão dele.

Para o presidente da Comissão Especial, Rodrigo Furtado, “Este momento deve ser aproveitado para promover discussões salutares para o crescimento e desenvolvimento do nosso município durante os próximos anos. Será uma oportunidade de abordar novas ideias e novos caminhos para que a reforma do Plano Diretor traga resultados positivos, permitindo uma correta e justa utilização do espaço urbano da nossa cidade”.

O evento terá início às 8 horas, com discussão das políticas urbanas para os próximos 10 anos seguida de plenária de motivação. Após o intervalo para o almoço, às 13 horas, o público presente será dividido em grupos de discussão; ao final, por volta de 16 horas, será realizada plenária de conclusões.

A Comissão Especial é integrada pelos vereadores Rodrigo Furtado (Presidente), Jari Simão (Membro), Fernando Martins (Relator) e Carlos Sant’Ana (Suplente), e foi criada a pedido do presidente do Legislativo, Washington Granato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *