Sábado tem mutirão de preventivos contra o câncer de mama e colo do útero
13 de setembro de 2018
Bairros ganham lixeiras e melhoram qualidade de vida em Volta Redonda
13 de setembro de 2018


Afro Saberes debate sobre a valorização da cultura afro-brasileira

Projeto participou da Feira de Ciências realizada no CEI Vieira da Silva e convidou representantes de diversos setores para apresentações, palestras e oficinas

O AfroSaberes iniciou o mês de setembro com novidades. O projeto que já acontece nas unidades culturais estenderá a sua programação nas escolas municipais de Barra Mansa. O objetivo é levar aos estudantes a oportunidade de entenderem e debaterem assuntos étnicos raciais tendo como referência a igualdade e a valorização da identidade.

Entre os dias 10 e 14 de setembro, o Centro Integrado de Educação Vieira da Silva recebeu as atividades comandadas, nesta edição, pela estudante e articuladora de discussões Raíssa Roberta. Envolvendo temáticas étnico-raciais, os debates ocorreram nas 20 turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, totalizando aproximadamente 500 estudantes.

A diretora adjunta, Sandra Maria Eulália, destaca a importância do projeto no desenvolvimento intelectual dos alunos e frisa ainda que, por ser mulher negra, entende com propriedade o impacto que as informações passadas podem causar. “A fase de transição da criança para adolescência é quando os negros mais sofrem com a baixa autoestima e aceitação da sociedade. Esse projeto está atingindo os estudantes no momento certo, levando informações que podem mudar seus pensamentos e suas atitudes”, explicou a diretora.

A fim de fomentar ainda mais o processo, o Afro Saberes participou ativamente da Feira de Ciências que ocorreu na unidade na quinta-feira, dia 13. O projeto convidou a youtuber Wesliane Ziane, a Zi, que apresentou uma palestra sobre cabelos cacheados; Camila Oliveira e Luis Guilherme, que desenvolveram atividades de Hip Hop e roda de rima. Ocorreram também aulas de trança e a oficina de turbantes com a estilista, Negrita Karine.

Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, a presença do AfroSaberes nas escolas está relacionada à expansão do projeto. “É importante estar presente nas comunidades escolares debatendo temas que são pautados no cotidiano da sociedade”, disse.

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, enfatizou a necessidade de resgatar determinados valores na sociedade. “A escola é um dos nossos observatórios. A realidade retratada nesse espaço aponta para a tolerância e o respeito. Temos uma humanidade, hoje, ‘desumanizada’. Não podemos continuar vivendo nesse individualismo. É preciso transformações que façam a diferença para melhor na vida das pessoas”, comentou.

O Projeto AfroSaberes é uma ação da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura em parceria com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial. Instituições interessadas em receber as atividades do projeto podem fazer o agendamento por meio do telefone: (24) 3326-0405.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *