Polícia Civil prende suspeito de assalto no bairro Laranjal
17 de setembro de 2018
Quatis consegue superar meta da vacinação contra sarampo e paralisia infantil
17 de setembro de 2018


Teatro de Bonecos sobre rodas é apresentado para alunos de Pinheiral

Projeto Buzum! acontece no município através uma parceria entre a prefeitura de Pinheiral e a CCR NovaDutra

Um teatro de bonecos em um ônibus itinerante, que une entretenimento e educação. Assim é o Projeto Buzum!, que teve início nesta segunda-feira (17/09), em Pinheiral. O ônibus do projeto se encontra na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, com a apresentação da peça “Sabor da Vitória”, que tem como tema central a alimentação saudável, para alunos da rede municipal de ensino de Pinheiral, algumas escolas particulares e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinheiral (Apae). Realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Pinheiral e a CCR NovaDutra, o “Buzum!” ficará na cidade até a tarde de terça-feira (18/09).

“O Buzum! é um ônibus que se torna palco para uma peça de teatro educacional e que recebemos todos os anos na cidade, através de uma parceria com o programa “Caminhos Para a Cidadania”, ação socioeducacional da CCR NovaDutra. Com ele, atendemos as nossas escolas municipais e três particulares, além da Apae. São seis sessões por dia, cada uma com duração de 20 minutos, e que atende 50 alunos por apresentação”, explicou a coordenadora de programas da Secretaria de Educação, Márcia Regina.

Márcia destacou que o tema deste ano, “Alimentação Saudável”, é fundamental para que as crianças compreendam a importância dos alimentos na nossa vida e da ingestão de água. “Elas saem muito satisfeitas da peça, com uma bagagem cultural. É um trabalho diferenciado e que leva uma mensagem muito importante para elas”, frisou.

O projeto Buzum! surgiu em 2010 e é considerado um dos maiores projetos itinerantes de teatro infantil do país, com mais de meio milhão de espectadores.

“É um ônibus todo colorido que transformamos num pequeno teatro, que viaja pelo Brasil. Fazemos um revezamento para as viagens, com cada equipe contando com cinco pessoas, sendo um motorista, um técnico de luz e som, dois atores e um produtor. É um trabalho muito gratificante e importante de formação de público. Cada uma das peças que criamos tem a intenção de ensinar algo para as crianças, além de incentivar uma nova forma de cultura”, declarou Leonardo Brandão Campos, produtor do projeto desta semana.

Ao final de cada apresentação, os alunos ainda recebem um teatrinho para montar e uma revista com as histórias de alguns espetáculos já apresentados pelo grupo e com áreas para colorir. Os professores também recebem um livro com propostas de projetos que podem ser trabalhados em sala de aula.

“É um projeto maravilhoso. Acho que a Prefeitura de Pinheiral deve mesmo cada vez mais investir nessas parceiras, porque é engrandecedor para a criança, para o convívio delas. Um projeto que usa o lúdico para a aprendizagem. Foi ótimo” avaliou a professora Thainá Martins, da Escola Municipal Alzira Vargas do Amaral Peixoto.

A aluna da Escola Córa Monteiro da Silva, Marcela Batista, 10 anos, disse que adorou e que vai contar tudo que aprendeu em casa. “Gostei muito e aprendi bastante sobre alimentação. A gente deve comer arroz, feijão, salada, e beber muita água”, contou.

PEÇA – O tema central do espetáculo é a alimentação saudável, abordando o que determinados alimentos causam no nosso corpo e agem diretamente em nossa vida.

O teatro conta a história de Júlia, uma esperta menina que está recebendo a medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial, a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto do Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos do Luiz a melhorar seus hábitos alimentares. Passam pela peça vários bonecos como, o cérebro, os olhos, a boca, o nariz e a orelha.

Participam do projeto turmas das escolas municipais Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Três Poços, Paulo Freire, Rosa Conceição Guedes, Miguel Barbosa, Maria do Carmo Fadul Ferreira, Domingas Alves Ferreira, Coronel Laudelino Alexandre, Escola Estadual Municipalizada Manoel Teixeira Campos Junior, Escola Lápis de Cor, Jardim Arca de Noé, Cora Monteiro da Silva e Apae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *