Prefeitura revitaliza mina Santo Antônio, em Bulhões
20 de setembro de 2018
PMR premia estudantes que se destacaram no concurso sobre Educação no Trânsito
20 de setembro de 2018


Alunos de Pinheiral participam de ação de Educação no Trânsito

Alunos de escolas municipais de Pinheiral participaram de uma ação de educação no trânsito, na manhã desta quinta-feira, 20/09. A ação “Paz no Trânsito” foi realizada pela Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Educação, com o apoio de Agentes de Trânsito do município, e aconteceu na entrada da cidade, na Avenida Nilton Penna Botelho, em frente a 3ª CIA do 28º Batalhão de Polícia Militar.

Durante toda manhã, as crianças entregaram aos motoristas mensagens escritas pelas turmas em sala de aula, orientando, entre outras coisas, sobre o uso do cinto de segurança e o perigo de utilizar o celular ao dirigir.

“Todo ano realizamos essa ação, reforçando o trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos, através do programa ‘Caminhos Para a Cidadania’ realizado através de uma parceria da prefeitura de Pinheiral, com a CCR NovaDutra. Nosso objetivo é desenvolver esse trabalho de educação desde cedo, para que as crianças se tornem motoristas mais conscientes e pedestres também. Foi muito positivo o resultado. Além disso, eles se tornam multiplicadores e conversam em casa com os pais, com os vizinhos”, destacou a coordenadora de programas da Secretaria de Educação, Márcia Regina.

A Agente de Trânsito, Mônica Oliveira, disse que essa é uma ação muito importante para conscientização, tantos das crianças, quantos dos motoristas. “Participamos com o apoio, levando os motoristas até a baia, e conduzindo as crianças até os veículos. Sentimos que eles aceitam muito bem as orientações, por serem dadas por crianças, e acabam sendo sensibilizados. É um trabalho muito importante, uma outra forma de alertar os condutores sobre alguns perigos do trânsito, e também ajuda no aprendizado e na conscientização das crianças”, avaliou, destacando que na ação também foram orientados motociclistas e ciclistas, principalmente sobre itens de segurança e demais cuidados.

Ian Vitor, 9 anos, contou que gostou muito de participar e garantiu que vai contar sobre a experiência e o que aprendeu em casa e para os amigos. “Foi muito legal. Quando eu dirigir, vou usar cinto de segurança e não vou falar no celular. E quem for beber, tem que voltar de carona com o amigo que não bebeu, se ele tiver carteira de motorista, claro. Até quando a gente anda de bicicleta tem que tomar cuidado”, disse Ian.

Participaram da ação alunos das Escolas Municipais Professora Domingas Alves Ferreira, Manoel Teixeira Campos Júnior, Coronel Laudelino Alexandre da Silva, Três Poços, Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Paulo Freire, Rosa Conceição Guedes e Maria do Carmo Fadul Ferreira.

“Acho importantíssima uma ação como essa, porque é de pequeno que aprendemos as coisas. Eles aprendem e nos sensibilizam”, disse o morador de Pinheiral, Alcides Barizon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *