Dicas para a Semana Nacional de Trânsito
20 de setembro de 2018
Secretaria de Saúde demite médico e afasta coordenação da maternidade do HSJB
20 de setembro de 2018


Juiz da 91ª Zona Eleitoral se reúne com membros da Guarda Municipal de BM

Encontro teve como foco os procedimentos que serão adotados no dia 7 de outubro

Agentes da Guarda Municipal de Barra Mansa se reuniram na manhã desta quinta-feira (20) com o juiz eleitoral da 91ª Zona Eleitoral, Francisco Ferraro Junior, a chefe do cartório da 91ª Zona Eleitoral, Alessandra Macedo da Silva, a chefe do cartório da   94ª Zona Eleitoral, Paula Bock Flores, além do comandante da corporação, Joel Valcir, para esclarecer dúvidas relacionadas ao trabalho a ser executado em 7 de outubro, dia da eleição. O encontro foi realizado no Parque Natural Municipal de Saudade.

Logo na abertura do evento, o juiz comentou acerca da absorção da 203ª Zona Eleitoral pela 91ª. “Esse ano, um dos diferenciais da eleição é que vamos atuar com apenas duas zonas eleitorais, a 91ª e a 94ª. Isso, entretanto, não implica em modificações nas orientações básicas para membros das instituições parceiras, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que é manter a educação, o bom senso e atitudes pacíficas para coibir qualquer tipo de irregularidade que venha ocorrer, como boca de urna, prática terminantemente proibida, e aglutinação de pessoas com trajes que possam remeter a campanha de determinado candidato ou partido”, disse Francisco Ferraro Junior.

O juiz ainda orientou que especificamente nos casos de boca de urna, a determinação é recolher o material, acionar a Polícia Militar e comunicar o cartório eleitoral.

A chefe do cartório da 91ª Zona Eleitoral, Alessandra Macedo da Silva, informou que eleitores que mantiverem seus carros adesivados com propaganda eleitoral estacionados próximos dos locais de votação terão os veículos ‘envelopados’, ou seja, os adesivos e microperfurados traseiros serão cobertos com sacos pretos.

Segundo a chefe do cartório da 94ª Zona Eleitoral, Paula Bock Flores, na próxima segunda-feira (24), Barra Mansa, que concentra o Polo Regional de Justiça Eleitoral, receberá mil urnas. “Desse total 267 são destinadas a 91ª Zona Eleitoral, 156 para a 94ª Zona Eleitoral e as demais serão encaminhadas para a Justiça Eleitoral de Porto Real, Quatis e Resende. As urnas serão inseminadas com os dados específicos dos eleitores de cada sessão e, na sequência, lacrada. O procedimento deixa o equipamento pronto para a eleição. Quem quiser, pode acompanhar o processo, é público”, afirmou.

Ainda na reunião foram abordados temas relacionados a outras condutas regulares no dia da eleição, como a aglomeração coletiva de pessoas portando vestimenta idêntica, a arregimentação de eleitores, a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos ou candidatos e o derrame de material de campanha às vésperas da eleição.

O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, agradeceu os esclarecimentos e colocou a corporação à disposição da Justiça Eleitoral.

PROCESSO ELEITORAL – No dia 7 de outubro, os serviços dos cartórios eleitorais de Barra Mansa começam ainda de madrugada, por volta das 5 horas. A meta é evitar qualquer problema nas sessões eleitorais, que vão funcionar das 8 às 17 horas, visando atender 135.172 eleitores (IBGE).

As mídias com resultados da votação de cada sessão da 94ª Zona Eleitoral serão transportadas até o Forum de Barra Mansa pelo supervisor da unidade em veículo oficial da Justiça Eleitoral, acompanhado da Guarda Municipal. As mídias das sessões da 91ª ZE serão recolhidas pelos Oficiais de Justiça e virão acompanhadas da Guarda Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *