Alunos de Pinheiral participam de ação de Educação no Trânsito
20 de setembro de 2018
Coortran instala redutores de velocidade no bairro Abelhas
20 de setembro de 2018


PMR premia estudantes que se destacaram no concurso sobre Educação no Trânsito

A prefeitura vai premiar nesta sexta-feira, dia 21, os alunos do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental, que se destacaram na segunda edição do Concurso de Cartazes e Maquetes. A premiação do concurso, promovido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Divisão de Educação para o Trânsito (DET), será realizado a partir das 14h, na Escola Municipal Noel de Carvalho, na Nova Liberdade, e contará com a presença de estudantes das escolas municipais Sagrado Coração, localizada no Lavapés, e Governador Roberto Silveira, no Paraíso.

Os três primeiros colocados de cada categoria (maquete e cartaz) receberão diversos prêmios, sendo uma bicicleta, um capacete, squeeze, camisa, lápis e caneta para os primeiros colocados. Já os segundos lugares ganharão um capacete, mochila, squeeze, camisa, lápis e caneta; e os terceiros colocados mochila, squeeze, camisa, lápis e caneta. Na categoria maquete, os trabalhos foram desenvolvidos em dupla e os dois estudantes ganharão os prêmios.

A edição deste ano, que integra as ações da Semana Municipal de Trânsito e contou com a participação de 31 unidades escolares, teve como tema “Cenário de risco: trajeto escola-casa-escola”. O objetivo da iniciativa, segundo a Divisão de Educação para o Trânsito, é contribuir para a formação do comportamento do cidadão, enquanto usuário das vias públicas, seja na condição de pedestre, condutor ou passageiro.

– Precisamos lembrar que as crianças de hoje serão os condutores do futuro, por isso buscamos despertar essa consciência desde cedo para formar motoristas responsáveis amanhã. Além disso, nós chamamos a atenção deles para os riscos do trânsito e para os cuidados que devem ser tomados ao circularem pelas ruas, o que pode prevenir muitos acidentes – explica o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Vinícius Cibien.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os trabalhos inscritos no concurso foram feitos pelos alunos durante os meses de agosto e setembro. Já o tema escolhido levou em consideração que os estudantes vivenciam diversas situações de risco ao fazer, diariamente, o trajeto casa-escola-casa, e precisam aprender a evitá-las:

– Com a realização deste concurso, estamos usando as situações cotidianas enfrentadas pelos alunos para fazê-los refletir sobre a importância de respeitarmos as leis de trânsito, como atravessar na faixa de pedestre, usar o cinto de segurança e não atravessar a rua teclando no celular ou usando fone de ouvido – exemplifica a secretária municipal de Educação, Rosa Frech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *