Saae Barra Mansa executa trabalho de limpeza urbana em diversos bairros
10 de outubro de 2018
Revitaliza Resende vai beneficiar mais cinco postos de saúde do município
10 de outubro de 2018


Bolsa auxílio para integrantes do projeto será paga nesta quinta-feira

Dezesseis dos 60 adolescentes da atual turma do “Produtor Mirim” farão em novembro uma prova de seleção visando cursar gratuitamente, a partir do próximo ano, um curso técnico integrado ao ensino médio, em duas unidades de ensino da região. São elas: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (campus de Resende) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (campus de Pinheiral). Caso sejam aprovados, os estudantes farão os cursos gratuitamente e terão o transporte gratuito garantido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Quatis.

As informações foram destacadas nesta semana, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), que reafirmou “o papel estratégico que o Produtor Mirim tem na formação cidadã dos adolescentes atendidos pelo projeto”. Outra notícia relacionada ao programa, divulgada também pelo prefeito, foi a liberação do pagamento referente ao mês de setembro da bolsa auxílio paga todo mês aos 60 adolescentes do projeto. A bolsa de setembro estará depositada nesta quinta-feira, 11, na conta bancária de cada um dos adolescentes, aberta pela Prefeitura de Quatis, na agência local da Caixa Econômica Federal. O valor de cada auxílio se aproxima de R$ 120,00.

– Tão importante quanto oferecer o aprendizado aos adolescentes sobre o cultivo de verduras, legumes e frutas, numa horta própria do projeto, no bairro Jardim Pollastri, o projeto Produtor Mirim tem a finalidade de formar os estudantes da rede pública para a vida em sociedade, motivo pelo qual adotamos todos os procedimentos no sentido de proporcionar a 16 adolescentes do projeto, a chance de cursar a educação técnica profissional de forma integrada ao ensino médio nas unidades do Instituto Federal, de Resende de Pinheiral. Essa iniciativa representa mais uma ação visando à formação cidadã dos adolescentes – declarou o prefeito, acrescentando que o Produtor Mirim atende alunos de 14 anos a 18 anos incompletos.

Segundo a coordenadora do projeto “Produtor Mirim”, Marise Ferrari, os adolescentes selecionados para fazer a prova de seleção em Resende e Pinheiral estudam no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (Nossa Senhora do Rosário); nas escolas municipais Maria Helena Rafael De Elias (Centro); Carlos Campos de Faria (Falcão) e Irmã Elizabete Alves (comunidade quilombola de Santana), além do Colégio estadual Américo Pimenta (também, no Centro).

Um dos critérios para fazer parte do Produtor Mirim é justamente estar matriculado em alguma unidade da rede pública de ensino em Quatis. Os adolescentes que estudam pela manhã, participam das atividades do projeto no turno da tarde, e os que são matriculados no período da tarde, participam no turno da manhã. No que diz respeito ao curso técnico integrado ao ensino médio, o público-alvo são os estudantes que já concluíram o ensino fundamental ou estão cursando em 2018 o nono desta fase escolar.

Entre as atividades oferecidas aos adolescentes, através do Projeto Produtor Mirim, estão a participação em oficinas sobre meio ambiente, direitos humanos, prevenção contra drogas, prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e orientações sobre gravidez na adolescência. As oficinas são ministradas por técnicos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, pasta que coordena o projeto. Para a realização destas oficinas, a Secretaria de Assistência Social atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Quatis e a Prefeitura de Porto Real.

Fazem parte da turma do projeto Produtor Mirim em 2018, os seguintes adolescentes: Açucena Thainá de Andrade, Alex Sandro Fortunato de Souza, Alexander de Freitas Rocha, Aline dos Santos Morais, Amanda Fernandes Machado, Antônio Carlos da Silva Coutinho, Brenda dos Santos da Silva, Bruno Gentil, Caio Júnior Silva de Paula, Carlos Augusto Ferreira da Silva, Carlos Eduardo Reis da Silva, Christopher Charles Constantino Teixeira, Daiana Silva do Nascimento, David Brasil de Conceição, David Lucas Marques Lopes, Diogo Gabriel de Souza Cristino, Emerson de Oliveira Silva Constantino, Érica Aparecida Dionizio Alves, Fernando Augusto Silva Mendonça, Gabrielle Amélia da Silva Santos, Igor Martins Torquato, Jefferson Tavares de Oliveira, Jeison de Mattos Pereira, Jennifer Elen Elias Vítor, João Guilherme dos Santos Silva, João Marcelo das Merces Silva Teixeira, Kayan César de Faria Canil Araújo, Krislan Felipe Arruda de Andrade, Laryssa Ferreira de Morais, Leonan Victor da Silva, Lucas de Sales Santos, Luís Felipe Moreira Barbosa, Luiz Fábio da Silva Júnior, Luiza Fernanda de Brito Oliveira, Marcela Aparecida Reis Nascimento, Marcela Cardoso Siderio, Marcos Vinícius Braga Machado, Marcos Vinícius Freitas da Silva, Maria Antônio Rosa Anselmo, Maria Eduarda Alves de Moura, Mariana Cambraia Gomes da Silva, Matheus da Silva Oliveira, Mylena Andrade de Souza, MJylena Ketely Anselmo Marcial, Myllena Silva da Costa Azevedo, Natália Silva Dias de Lacerda, Nykelly da Silva Ismerio, Pedro Henrique de Lacerda Gomes, Pedro Henrique Nebott, Richard Yan Pereira Moraes do Carmo, Ruan Pablo Santos Domingo, Sthefany Moreira Eufrásio, Victor Augusto da Silva Santos, Victória Louize da Silva Guedes Lobo, Vitória Aparecida de Oliveira Santos, Vitória Hipólito Castro dos Santos, Vitória Isabel da Silva Rodrigo, Vitória Yasmin de Oliveira, Wellington Leonardo da Silva Oliveira e Wesley Fernandes Cardoso dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *