Ação Comunitária convoca 45 concursados em Volta Redonda
10 de outubro de 2018
Homem é preso por agressão a ex-companheira no bairro Santa Rita do Zarur
10 de outubro de 2018


Escola das Artes atende 814 alunos com cursos de música e teatro, entre outras atividades

Apenas no segundo semestre deste ano, a escola, que oferece 10 cursos gratuitos, recebeu 258 novos alunos

A Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna, vinculada à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, recebeu, no segundo semestre deste ano, 258 novos alunos, que já estão desenvolvendo suas potencialidades em cursos gratuitos de música, que oferece diversas modalidades, e de teatro. Com a entrada dos novos estudantes, a escola, que oferece também outras atividades, conta agora com 814 alunos, sendo 636 deles nos cursos de música, 38 no de teatro, 55 no Criarte Cultural, 25 nas aulas de ioga, e 60 em oficinas.

Nos cursos de música, que oferece aulas de violão, guitarra, baixo, cavaquinho, violino, musicalização infantil (flauta doce e coral infantil) e iniciação musical (violão, teclado e canto/coral), as modalidades preferidas são os instrumentos de corda, que comportam atualmente 310 estudantes, 76 deles apenas no projeto A Música Venceu, idealizado pela Fundação Bachiana de São Paulo e coordenado pelo maestro João Carlos Martins.

A estrutura da escola, que fica no interior do prédio histórico da Fundação Casa da Cultura, no Centro da cidade, compreende quatro salas destinadas às aulas de música; dois salões onde acontecem as aulas de teatro e outros projetos que envolvem um número maior de alunos, além de um auditório onde também são realizadas algumas atividades dos cursos.

Já a equipe que ministra os cursos é formada por oito professores, que buscam, em suas aulas, transmitir não apenas conhecimentos técnicos aos alunos, como também o amor pela música, o que faz toda a diferença na formação dos estudantes. Do total de professores, três dão aulas de instrumentos de corda; um de teclado; um de musicalização infantil, voltada para alunos com idade entre 5 e 8 anos; um atua como professor de canto e técnica vocal; e dois são professores de teatro.

Embora seja recomendado que cada aluno tenha seu próprio instrumento para complementar os estudos em casa, a Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna também possui instrumentos que podem ser utilizados, temporariamente, pelos alunos que ainda não tiveram a oportunidade de comprar o seu, ou quando os mesmos apresentarem algum problema. Entre eles, estão teclados e instrumentos de corda, como violões e cavaquinhos.

– A Escola das Artes tem a característica de promover o contato do indivíduo com a música desde cedo, por isso temos turmas com crianças a partir de 5 anos, sem limite máximo de idade. Aqui, nossos alunos aprendem, na fase inicial, a desenvolver sua sensibilidade pela música, passando depois pelo aprendizado básico com o instrumento escolhido, indo até o aperfeiçoamento na arte de tocar. Já através do curso de teatro, eles aprendem a desenvolver sua expressão corporal e sua criatividade, entre outras potencialidades. Tudo isso gratuitamente – salienta a presidente da Casa da Cultura, Denise de Assis.

A Música Venceu

Dentre os cursos oferecidos na Escola está o projeto “A Música Venceu”, desenvolvido em parceria com Fundação Bachiana, de São Paulo. Coordenado pelo renomado maestro João Carlos Martins, que já esteve em Resende para acompanhar apresentações dos alunos, o projeto beneficia atualmente 76 estudantes com aulas de violino, direcionado para orquestras.

Escolhida para abrigar a iniciativa, a Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna é um dos pólos do projeto, que têm núcleos espalhados por todo o país, e que são responsáveis pela revelação de diversos talentos da música erudita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *