Samuca Silva recebe associação de ciclistas e ratifica compromissos com a mobilidade urbana
10 de outubro de 2018
Furtado se reúne com secretário para buscar informações sobre pagamento de funcionários
10 de outubro de 2018

Tecnologia de construção em parede de concreto é apresentada a alunos de Engenharia do UGB

– Palestrante Willians Vinícius Gonçalves, gerente de Contratos, explanou sobre o método empregado na construção do Residencial Vila Jardim, de Volta Redonda na V Semana da Engenharia;

Alunos do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Gerado Di Biasi (UGB) assistiram a uma palestra sobre a tecnologia de construção em parede de concreto, método inédito em Volta Redonda, que é empregado na construção do Residencial Vila Jardim, administrado pela Libe Construtora.  A palestra foi proferida pelo gerente de contratos do empreendimento, Willians Vinícius Gonçalves, na noite de terça-feira, dia 9, no auditório do Campus em Barra do Piraí, durante a V Semana da Engenharia, promovida pela Universidade.

Gonçalves explanou sobre a técnica que utiliza formas industrializadas para concretagem das paredes e lajes e os materiais que são utilizados nos sistemas hidráulico e elétrico dos prédios. “Com este método, nós conseguimos concretar um pavimento de oito apartamentos por semana, sendo um prédio de oito andares em dois meses. É super rápido e ainda há a redução dos resíduos e economizamos na mão de obra.  Isso é a tecnologia que chega com força na construção civil, e somente as construtoras de porte médio para cima é utilizam este método, devido ao alto valor de investimento na compra das formas, que são importadas”, destacou ele.

Para os futuros engenheiros, Gonçalves também transmitiu detalhes técnicos como o tipo de cimento empregado na concretagem e como é feito a passagem dos dutos elétricos e os encanamentos. “Depois da cura do concreto, é necessário somente emassar e pintar paredes e lajes”, explicou.  “Os materiais elétricos a gente não compra mais em lojas, eles vêm direto da fábrica e com os chicotes prontos. Já a parte hidráulica também é industrializada, nós só conectamos os tubos. Podemos passar estes tubos em até seis apartamentos por dia”, disse ele.

Ele comentou ainda que, no empreendimento de Volta Redonda, uma das cinco torres já está pronta, recebe os acabamentos e agora a equipe está edificando o segundo prédio. “Para tudo isso dar certo, a construtora tem que ter um bom projeto e profissionais bem treinados. Só quem tem experiência em trabalhar com este sistema consegue dar garantias de uma obra bem executada”, disse ele, que detalhou o método em uma palestra de cerca de uma hora e também respondeu às dúvidas dos estudantes.

O coordenador do Curso de Engenharia do UGB, Eder Siqueira, agradeceu ao palestrante pela participação. “Levamos há poucos dias, um grupo de 60 alunos ao empreendimento para conhecer in loco a metodologia da construtora e todos ficaram satisfeitos com as explicações.  A palestra do Vinicius enriqueceu a nossa semana da Engenharia e trouxe para os alunos mais um conhecimento importante. Os que participaram agora já sabem com detalhes como é este método”, pontuou Siqueira, renovando o convite de participação do gerente, no dia 30 de outubro, no Campus UGB Volta Redonda, em mais uma palestra sobre o mesmo tema.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *