Abastecimento de água no bairro Açude será ampliado 
18 de outubro de 2018
Barreira Fiscal apreende mais de uma tonelada de maconha na Dutra
18 de outubro de 2018


Escolas conscientizam sobre economia de energia em Volta Redonda

Projetos desenvolvidos por profissionais da rede pública fazem parte do Escola “Eficiente-Eu Curto!”, que instalou lâmpadas LED em 90 unidades

O auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda sediou na manhã desta quinta-feira, dia 18, o encerramento da orientação dos profissionais que atuam nas unidades escolares que participaram da segunda etapa do Projeto “Escola Eficiente – Eu Curto!”. O projeto permitiu a substituição de lâmpadas comuns por modelos LED em 90 escolas da rede municipal, além de incentivar o uso consciente da energia.

Durante o evento, foram apresentados os resultados obtidos e os projetos desenvolvidos em cada escola participante. A diretora da Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior, Patrícia Paneto, contou um pouco do trabalho desenvolvido na unidade.

“Com a nova iluminação, houve uma melhoria na qualidade do trabalho porque melhoraram as condições de trabalho. Estamos trabalhando agora a conscientização dos alunos no sentido de economizar, ter consciência do quão importante é essa questão na vida de cada um. As crianças ficam muito engajadas, todo mundo quer participar, se preocupa em apagar a luz quando sai, e levam isso para casa. Muitos pais comentam que eles conversam sobre o tema”, contou Patricia.

Após a solenidade inicial, uma banda de pífaros formada por alunos das escolas Maestro Franklin de Carvalho Junior, Goiás, Paraíba e José Fontes Torres realizaram uma apresentação para o público presente. O encerramento ficou por conta da Orquestra de Cordas do projeto Volta Redonda Cidade da Música.

Projeto reduz custos e conscientiza a todos

Viabilizado com recursos do programa de eficiência energética, em parceria com a prefeitura, o “Escola Eficiente – Eu Curto!” é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e coordenado pela concessionária de energia Light, tendo como beneficiárias as escolas municipais de Volta Redonda. O objetivo é melhorar a qualidade de iluminação das escolas e promover eficiência racional de energia elétrica através dos projetos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos pelas unidades escolares, criando desta forma multiplicadores para o uso eficiente da energia elétrica.

O projeto prevê uma economia muito grande ao município, visto que foram substituídas 11.204 lâmpadas, sendo 9.972 lâmpadas fluorescentes de 1200mm, 40W, 1.103 lâmpadas fluorescente de 600mm, 20W, e  129 lâmpadas incandescentes tipo bulbo, por lâmpadas com tecnologia LED.

“É um projeto que foi iniciado em fevereiro de 2017 e concretizado no atual governo, gerando uma economia de, no mínimo, 40% em todas as escolas da rede. O município também tem uma diminuição no custo de energia, porque as crianças chegam em casa, conversam, após serem conscientizadas em sala de aula sobre as lâmpadas que consomem menos. É uma parceria Light e governo Samuca Silva”, afirmou a secretária municipal de Educação, Rita Andrade.

De acordo com Carla Marina Campos Pacheco, que atua na Gerência de Comunidade e Eficientização Energética da Light, a substituição das lâmpadas ocorreu em duas fases.

“É gratificante para nós poder contribuir, realizar esse projeto aqui em Volta Redonda. A gente não tem só a redução de energia, a eficiência energética tem outros benefícios. O próprio consumidor tem redução de uma necessidade maior de manutenção, há a padronização das lâmpadas que foram substituídas”, explicou Carla.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do projeto para a educação e para a administração do município.

“Volta Redonda é a única cidade do Brasil com todas as escolas municipais com lâmpadas de LED. Além do pioneirismo, o projeto gera uma economia para os cofres públicos, permitindo usar o recurso economizado para investir em outras áreas”, explicou Samuca Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *