Secretaria de Saúde mobiliza mais de 30 profissionais para vacinação contra raiva animal
18 de outubro de 2018
Após três anos, pacientes do projeto de equoterapia voltam a se apresentar neste domingo
19 de outubro de 2018


Mostra em Barra Mansa desperta em alunos interesse por ciência e tecnologia

Exposições foram avaliadas por uma comissão que selecionará cinco trabalhos para bolsas de iniciação científica pelo CNPq

Aproveitamento da água da chuva para uso não potável, robô de isopor, pac-man hidráulico, mini ar-condicionado caseiro e sistema de irrigação por energia eólica. Esses foram alguns dos 60 trabalhos expostos durante a V MoCEM (Mostra de Ciências das Escolas Municipais de Barra Mansa), realizada nesta quinta-feira, dia 18, no CIEP 54 Municipalizado Professora Maria José Machado de Carvalho, na Vila Maria.

Com o objetivo de despertar em alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental o gosto pela ciência e tecnologia, a Mostra busca oferecer aos estudantes práticas de experimentação e pesquisa, contribuindo assim para a descoberta de novos talentos. Foi assim com o Gabriel Alves, de 13 anos, que desenvolveu um freio a disco movido a energia hidráulica. Da paixão por informática e por hidráulica, o aluno inovou no seu experimento. “Eu já gosto de ciências, aí vi que meu amigo colocou um freio hidráulico na bicicleta dele. Com isso, tive a ideia de fazer esse trabalho”, explicou o aluno do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable.

Outro estande que chamou bastante a atenção foi do CEI Vieira da Silva. Focado na saúde, o espaço falou sobre infecções através das mãos, sistema cardiovascular e as consequências do tabagismo no sistema pulmonar. Para isso, as alunas Maria Luiza, Raissa Camile, Sara Gabriele, Amanda Lemos e Jaqueline Silveira levaram para a MoCEM um pulmão saudável de porco, que pode relacionar com o de humano em alguns aspectos como a presença de traqueia, brônquios e bronquíolos, bem como o aspecto esponjoso e elástico do órgão. “Nós mostramos como é a respiração de um pulmão saudável. Ao lado, exemplificamos por fotos o que o cigarro pode causar inclusive cânceres de boca, língua, mama, laringe, traqueia e do próprio pulmão”, disseram.

O professor de Ciências, Tiago de Paula, destacou que a Mostra é como uma vitrine para a comunidade sobre o que é feito em sala de aula, com intuito de incentivar os alunos a estudar e buscar cada vez mais conhecimento por meio de experiências práticas. “O objetivo também é formar multiplicadores que vão espalhar essas informações aos familiares, amigos e vizinhos, ressaltando a importância de cuidar da saúde, corpo e meio ambiente”, contou.

Durante a tarde, os trabalhos foram submetidos a uma avaliação por uma comissão científica formada por mestres e doutores de entidades de educação como UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Os cinco destaques serão contemplados com bolsas de iniciação científica júnior concedidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e participarão da FECTI (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro). No dia 8 de novembro, esse resultado será divulgado numa cerimônia especial.

Essa foi a quinta vez consecutiva que o projeto de Barra Mansa venceu o edital do CNPq para recursos destinados ao incentivo e realização de eventos que promovam a ciência e a tecnologia nas escolas. A primeira etapa consistiu em Feiras de Ciências nas 20 escolas participantes, englobando aproximadamente 5 mil alunos. Cada unidade selecionou três obras para a MoCEM, que resultou nos 60 trabalhos expostos. O coordenador do projeto, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, atribuiu o resultado ao apoio do secretário de Educação, Vantoil de Souza, e dedicação dos professores de Ciências que atuam no município. “Nosso desejo é que a participação no MoCEM desperte o interesse nos alunos em seguir a carreira científica. O desenvolvimento do país depende diretamente de uma educação de qualidade, que leve o aluno a criatividade e o interesse para o conhecimento científico”, finalizou.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

Durante a V MoCEM, os visitantes também apreciaramr as imagens da II Exposição Fotográfica de Boas Práticas Ambientais, realizada numa parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente. Ao todo, foram 45 fotografias enviadas por alunos das escolas municipais que deviam respeitar o tema “Árvore: morada onde a natureza recupera a vida”. Na abertura da MoCEM, as 15 melhores imagens foram premiadas.

O primeiro lugar ficou com o Davi Magalhães, de 13 anos, estudante da Escola Municipal Doutor Maurício Amaral. A foto escolhida o mostrava vestido com o uniforme escolar, cuidando de uma pequena muda plantada no quintal de casa. Com o título “Uma boa prática ambiental é viver agora pensando em como viver o amanhã”, ele destaca que costuma cuidar do jardim de casa, sempre incentivado pela família. Orgulhoso, o pai Ivan Magalhães salienta que a iniciativa é uma ação do cotidiano de casa. “É muito importante cuidar da natureza. Alegra o ambiente, deixa o ar puro e mais limpo”, encerrou.

O Gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Felipe Rodrigues, explicou que os alunos selecionados para a mostra foram premiados com medalhas de participação. “Queremos agora proporcionar uma visita técnica a um parque ecológico como forma de incentivá-los a continuar nessa busca por proteção ambiental”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *