Funcionários da Procuradoria Geral do Município fazem mutirão de doação de sangue
25 de outubro de 2018
Jevre entra na reta final
25 de outubro de 2018


Projetos de Volta Redonda para o Lidera Rio estão em fase de conclusão

Prefeito Samuca Silva discutiu últimos ajustes com a equipe interdisciplinar da prefeitura que participa do curso promovido pelo SEBRAE/RJ

O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 25, a equipe interdisciplinar da prefeitura que participa do programa Lidera Rio – Formação de Líderes Públicos com Foco em Resultados, além de representantes do SEBRAE/RJ, que oferece a capacitação. Durante o encontro, foram discutidos os últimos ajustes nos projetos que o município vai apresentar como conclusão do curso.

A coordenadora Regional do SEBRAE, Ana Lúcia Lima, afirmou que o objetivo do curso é capacitar o funcionário, prestando assessoria e monitoramento para otimizar os projetos de interesse público. “Trabalhamos os temas de acordo com a realidade dos municípios. Esta equipe desenvolve projetos em quatro vertentes: Planejamento Urbano para o Desenvolvimento; Ambiente de Negócios; Diversidade da Matriz Econômica; e Sustentabilidade e Resiliência”, enumerou.

Volta Redonda tem nove participantes, divididos em quatro grupos para pensar em soluções para fomentar o desenvolvimento de Volta Redonda. Dentro dos temas propostos, surgiram ideias como a implantação de uma incubadora de startups, para diversificar a economia; criar projetos para incentivar o uso de transporte coletivo, alternativo e a caminhada para garantir mobilidade.

Também estão entre as propostas: identificar microempreendedoras e promover capacitação para tornar seus produtos competitivos no mercado, gerando sustentabilidade; e ainda gerar situações para que empresas locais possam fornecer serviços e insumos para a prefeitura, criando um ambiente de negócios, fazendo o dinheiro circular no próprio município.

O prefeito ouviu a exposição dos projetos dos quatro grupos, já inseridos das considerações feitas por ele em encontro anterior, levando em conta a realidade do município. “Desejo que as ideias propostas comecem a virar realidade ainda este ano. Vamos trabalhar juntos e resolver os trâmites burocráticos para dar tirar esses projetos do papel”, disse, lembrando iniciativas que já estão em fase de implementação pela administração pública que possam somar às propostas apresentadas.

Samuca afirmou que o principal objetivo da participação no Lidera Rio é capacitar os funcionários para assessorar os projetos da gestão municipal e assim alcançar resultados positivos para a população. “A capacitação da equipe é um dos passos para garantir eficácia no serviço público. Acredito que os profissionais que estão participando do curso vão apresentar um bom trabalho e sei que posso ajudar sugerindo ajustes aos projetos”, acredita.

Entre os profissionais da prefeitura de Volta Redonda que participam do Lidera Rio está André Luiz de Melo, diretor da Unidade Gestora Local, ligada ao Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov). “Os projetos desenvolvidos durante esta capacitação darão resultados a longo prazo e duradouros. Vão deixar um legado para o município”, acredita.

Ele ainda relatou os benefícios pessoais que conquistados com o curso do SEBRAE: “O aprendizado que adquirimos com a experiência dos profissionais que ministram as palestras é incrível”.

O Lidera Rio é oferecido pelo SEBRAE/RJ, que seleciona previamente quais cidades serão contempladas, teve início em maio e termina no final de agosto. Outras sete cidades também foram selecionadas: Porto Real, Resende, Piraí, Duque de Caxias, Paty do Alfereres, São Pedro da Aldeia e Itaboraí. Ao final da capacitação, o SEBRAE/RJ premiará as cidades que apresentarem as melhores iniciativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *