Samuca Silva visita obras do Hospital Santa Margarida
10 de novembro de 2018
Criança é vítima de bala perdida em Barra Mansa
10 de novembro de 2018


Alunos do projeto Música Para Todos se apresentam nesta segunda em Quatis

Projeto é uma das ações principais de inclusão social realizadas pela prefeitura

Lançado em junho do ano passado, dentro da proposta da Prefeitura de Quatis voltada a ampliar as ações de inclusão social para moradores do Município, o projeto “Música Para Todos” realiza nesta segunda-feira, 12 de novembro, a partir das 19 horas, uma apresentação dos seus alunos para a população da cidade. A apresentação acontecerá no Núcleo Cultural de Quatis, que se localiza na Rua doutor Jorge Lisboa 20, no Centro, próximo à Escola Municipal Julieta Pereira Sampaio. A entrada ao público será de graça.

Ministradas pelos professores Isaac Francis e Dany Barros, as aulas do projeto Música Para Todos acontecem toda segunda-feira, de 8 às 9 horas, e às terças-feiras, de 8 às 19 horas, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizado no bairro Jardim Independência. Através deste projeto, a prefeitura oferece iniciação ao aprendizado de violão, violoncelo e violino para moradores de todas as idades, desde as crianças aos idosos, passando pelos adolescentes, jovens e adultos. A apresentação desta segunda-feira contará com a participação de 29 alunos, sendo 15 de violão, 11 violino e três de violoncelo. No total, o projeto tem atualmente 37 alunos.

Além de promover a formação cultural dos alunos, o “Música Para Todos” representa também uma iniciativa de prevenção na área da segurança pública, “visto que as aulas ajudam também a diminuir os riscos de envolvimento das crianças, adolescentes e jovens com as drogas”. Desde quando foi lançado, o projeto já realizou algumas apresentações em espaços públicos, entre elas a Praça Teixeira Brandão, durante a programação especial de Natal realizada em dezembro do ano passado, pela prefeitura.

Entre os alunos do projeto Música Para Todos, existem estudantes matriculados nas Escolas Municipais Edméa Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), Julieta Pereira Sampaio (Centro), Victória dos Prazeres (Jardim Pollastri), Henry Nestlé (São Benedito), CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias (Nossa Senhora do Rosário) e Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim). A aluna com mais idade do projeto é Maria Zélia Vieira. Ela tem 74 anos. Já os alunos mais novos do “Música Para Todos” são as crianças Luíza Viana Riveline e Paula Marli Souza, ambas com cinco anos de idade.

– A realização deste projeto tem como objetivo também proporcionar condições saudáveis de vida aos alunos, pois entendemos as ações na área de cultura como um caminho importante no sentido de promover o bem-estar das pessoas. Por outro lado, o “Música Para Todos” amplia as iniciativas de prevenção contra a violência. Não há dúvida de que os projetos realizados nas áreas do esporte, da educação, do trabalho, da assistência social e da cultura, entre outros segmentos, têm um papel fundamental na formação de cidadãos de bem – disse o prefeito Bruno de Souza (MDB).

Fazem parte do aprendizado de violão do projeto os seguintes alunos: Maria Zélia Vieira, Giselda Maria de Carvalho da Silva, Thiago Prudente de Paula, Itauany da Silva Cabral Marques, Felípia da Silva Costa Alves, Valdileia Maria de Jesus Coutinho, Thaíssa Aparecida Nunes, Erik Júnior de Jesus e Silva, Helena de Oliveira Silva Alves, Rayany Cabral Pereira, Ana Heloísa Pereira, Maria Helena Toledo Domingos, Walisson da Silva, Débora Faria da Silva, Cainã Vieira de Souza, Paula Marli Landim Souza, Victor Landim Rodrigues, Luiza Viana Riveline, Gabriela Freitas da Silva, Rayla e Beatriz Baptista Silva.

Do aprendizado de violino participam Marlene Basílio, Vitória de Assis Rosário, Valesca Aparecida Leonídio, Dalwan Guilherme Peixoto,  Elisângela de Carvalho, Gabriel Fernandes de Oliveira, Josiane Naiara de Carvalho Silva, Maria Flor dos Santos Silva, José Henrique Branco Gonçalves, Luís Gustavo Branco Gonçalves,Letícia Saraiva Fonseca e Maria Vitória Severino. A turma de violoncelo é formada por quatro alunos: Alice Marília de Moraes, Cristiano Ribeiro da Fonseca, Lydiane Aparecida Alfredo e Vânia Leonídio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *