Ônibus com defeito no sistema de rampa para é apreendido pela PMBM
15 de novembro de 2018
Alunos e professores da escola Noel de Carvalho participam de evento sobre educação ambiental
15 de novembro de 2018


Câmara de VR homenageia metalúrgicos em sessão solene

– 15 trabalhadores foram agraciados com a Medalha 9 de Novembro;

A Câmara Municipal de Volta Redonda realizou na noite de quarta-feira, dia 14, a Sessão Solene comemorativa ao 09 de Novembro, data marcada pela invasão do exército e da Polícia Militar tentando retomar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), durante a maior greve da empresa em 1988. Foram agraciados com a Medalha 9 de Novembro, 15 trabalhadores e metalúrgicos que se destacaram na luta por melhorias das condições de trabalho. Por ocasião da homenagem, o músico Rodrigo Chaves cantou o sucesso do cantor Ziza “A Nossa Luta vai Continuar”, cujo a letra fala da greve da CSN.

Autor do Projeto de Resolução (PR) que criou a homenagem, Carlinhos Sant´anna discursou em nome dos vereadores e dos agraciados. “Em 1988, eu tinha 27 anos e quem viveu sabe muito bem o que que passamos nos 17 dias de greve, que era por causas trabalhistas. E eu estou aqui hoje para contar a história que William, Walmir e Barroso, os operários mortos, não puderam contar. E desde jovem, eu já havia pensado, que quando me tornasse vereador, eu faria esta homenagem aos companheiros metalúrgicos”, frisou Sant´anna, ressaltando que o PR foi seu primeiro projeto na Câmara de Volta Redonda.

A vereadora Rosana Bergone (PRTB) entregou a medalha ao metalúrgico aposentado da CSN, Celso Francisco. “Entrei como servente e me aposentei como supervisor da Aciaria. Esta homenagem premia o meu trabalho de 40 anos como metalúrgico, pois foram períodos de dedicação e crescimento profissional”, comemorou ele, que levou familiares para a cerimônia. “Tenho certeza que fiz uma boa escolha, pois o Celso foi um trabalhador exemplar e deu o seu suor pela empresa”, justificou Bergone.

A presidência do Legislativo foi assumida pelo vereador Fernando Martins que também citou a greve em seu discurso e parabenizou os homenageados. “Participei da primeira greve da empresa em 1984 e na de 1988, com minha filha recém-nascida, nós batalhamos muito pelas melhorias das condições de trabalho. E cito ainda, após isso, a morte do ex-prefeito Juarez Antunes, que até hoje não foi esclarecida. Quero enaltecer o nome da Conceição, que foi minha companheira na empresa e sempre batalhadora. Parabenizando ela, eu homenageio a todos os agraciados”, disse ele, referindo-se a Maria Conceição dos Santos, que fora indicada pelo vereador Jari.

A solenidade contou ainda com a presença da ex-deputada Inês Pandeló, o deputado federal eleito, dr. Antônio Furtado, José Eli Mendes, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, José Gama, o Zequinha, presidente do Sindicato dos Rodoviários, Sebastião Paulo, presidente do Sindicato da Construção Civil e Aline Mara, secretária municipal de Cultura.

Próximas sessões – No dia 21, haverá a sessão solene em homenagem à Proclamação da República com a concessão de Títulos de Cidadania Voltarredondense a 22 pessoas indicadas pelos parlamentares. No dia 28, a sessão solene será em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. As sessões são abertas ao público e começam às 19h30min. A Câmara Municipal de Volta Redonda está localizada na Avenida Lucas Evangelista, nº 511 – Aterrado.

Homenageados Medalha 9 de Novembro: Wagner Martins Magalhães (Carlinhos Santanna); Miguel Antonio Lopes de Souza (Vair Duré); Rondinele Soares de Paula (Luciano Mineirinho); Carlos Alberto de Sant’Anna (José Augusto); Gerson Ferreira de Figueiredo Júnior (Fábio Buchecha); Maria Conceição dos Santos (Jari); José Geraldo Dornelas (Paulinho do Raio X); Waldyr Amaral Bedê (homenagem póstuma) (Rodrigo Furtado); Celso Francisco (Rosana Bergone); Adiel Pereira da Motta (Isaac); Carlos Henrique Perrut de Mello (Granato); José Gama (Pastor Washington); Walmir Batista (Fernando Martins); Marco Antônio de Souza e José Luiz Gonçalves Pereira (mesa diretora).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *