Torneio Leiteiro de Curral começa em Resende
15 de novembro de 2018
SMIDH apresenta para moradores do Padre Josimo novo projeto
15 de novembro de 2018


Limpeza urbana não será interrompida no feriado prolongado

Repartições municipais retomam o expediente normal no dia 21

Os serviços de limpeza urbana não serão interrompidos durante o feriado prolongado em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), nos dias 16 (sexta-feira) e 19 de novembro (segunda-feira), nas repartições municipais. O ponto facultativo é decorrente dos feriados da Proclamação da República (15 de novembro) e Consciência Negra (20 de novembro). Com isso, as repartições municipais encerram o atendimento normal às 17 horas desta quarta-feira, 14, retomando o expediente às oito horas da quarta-feira, 20, exceto os serviços essenciais, que vão trabalhar no sistema de prontidão.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, os trabalhos de capina, roçada, retirada de entulho, pintura de meio-fio e varrição, entre outras ações da limpeza urbana, vão ter continuidade na segunda e terça-feira da próxima semana, dias 19 e 20 de novembro. Desde o mês passado, as equipes responsáveis pela limpeza urbana vêm intensificando estes trabalhos com o objetivo de diminuir os riscos de transtornos normalmente causados nesta época do ano, em que o volume de chuvas costuma ser maior.

– Uma das nossas prioridades é manter os bueiros desobstruídos, visto que o acúmulo de lixo na rede de águas pluviais pode causar a ocorrência de alagamentos e inundações nas vias públicas, além do transbordamento dos mananciais. Agora, precisamos muito da população. Pedimos aos moradores que não jogue lixo nas ruas e avenidas, pois, caso contrário, os detritos acabam sendo deslocados para os bueiros – disse o prefeito Bruno de Souza (MDB), acrescentando que, nesta semana, a limpeza urbana foi reforçada no Centro da cidade.

DEFESA CIVIL – As situações de emergência provocadas pelas chuvas deverão ser informadas imediatamente à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através do telefone 3353-6266 (24 horas). Desde o começo do mês, a Defesa Civil trabalha em regime de prontidão devido à entrada em vigor da “Operação Verão”, que prevê uma atuação integrada entre todas as secretarias municipais com o objetivo de atender possíveis chamadas de emergência entre novembro e abril, período no qual é comum a ocorrência de chuvas com mais intensidade.

GUARDA MUNICIPAL –  Em cada um dos dias do feriado prolongado (15 a 20 de novembro), a Guarda Municipal terá 29 agentes de prontidão, sendo 11 durante o dia e 18 no período noturno. Os turnos contarão com a supervisão de um inspetor. Segundo o comandante da corporação, João Eurico Evangelista, “com o apoio de dois carros, os agentes vão trabalhar na vigilância das repartições municipais e no controle do trânsito”.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Na Estação de Tratamento de Água, que se localiza no bairro Bondarowsky, e na Estação de Tratamento de Esgoto, cujas instalações ficam na Barrinha, haverá operadores de plantão 24 horas por dias, para garantir o sistema de abastecimento de água potável à população e o sistema de coleta de esgoto. O telefone para reclamações sobre o abastecimento de água é 99985-7253.

ESCOLAS E CRECHES – Já as escolas e creches municipais estarão fechadas durante de quinta a terça-feira. A Secretaria de Educação do Município explicou que a interrupção das aulas neste período não vai prejudicar o ano letivo, uma vez que, no decorrer deste ano, aconteceram atividades em alguns sábados para que o cronograma alcançasse o calendário previsto.

ATENDIMENTO MÉDICO –  No que diz respeito à rede municipal de saúde, apenas o atendimento de emergência não será interrompido no feriado prolongado. Em Quatis, o serviço de pronto-socorro é prestado pelo Hospital São Lucas, através de um convênio com a prefeitura. Os serviços prestados à população nas unidades do Programa Saúde da Família e em outras repartições da Secretaria Municipal de Saúde retomam também na quarta-feira, dia 21.

ESTRADAS RURAIS – Devido à previsão de chuvas para o período desta quinta-feira até a quarta-feira da próxima semana, o prefeito Bruno de Souza decidiu manter o esquema de prontidão visando socorrer os trechos das estradas rurais que por ventura forem afetados nestes dias. Operários, máquinas e caminhões da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural já estão mobilizados para atender as chamadas de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *