Alunos e professores da escola Noel de Carvalho participam de evento sobre educação ambiental
15 de novembro de 2018
Limpeza urbana não será interrompida no feriado prolongado
15 de novembro de 2018


Torneio Leiteiro de Curral começa em Resende

Concurso, que visa valorizar o produtor rural, se estende até o dia 7 de dezembro, quando os vencedores serão premiados

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural vai promover, a partir da próxima quarta-feira, dia 21, um grande Torneio Leiteiro de Curral, que contará com a participação de 10 propriedades rurais de Resende. Diferente dos torneios leiteiros tradicionais, que reúnem os animais num só lugar, as ordenhas do Torneio de Curral serão realizadas diretamente nas propriedades, sob a supervisão da comissão organizadora do evento. A competição se estende até o dia 7 de dezembro, quando será realizada a cerimônia de premiação dos vencedores, a partir das 10h, no Rancho Águas Prata.

Conforme previsto no regulamento do concurso, cada produtor deverá preparar cinco animais, sendo que deste total apenas três serão selecionados para participar das ordenhas. No início da competição, uma equipe técnica designada pela comissão organizadora fará a análise dos animais, que serão pesados e classificados em três segmentos: Grupo A, com vacas com até 20 kg; Grupo B, com vacas com peso entre 20,01 e 30 kg; e Grupo C, onde estarão as produtoras que pesam acima de 30 kg.

De acordo com a Secretaria, o torneio terá início com a esgota dos animais participantes, que será feita na próxima quarta-feira, dia 21, sob supervisão da equipe técnica. Durante a esgota, todo o leite das vacas para que as produtoras possam começar a competição em igualdade de condições. Já no dia seguinte começam as ordenhas válidas pelo torneio, que serão acompanhadas pela comissão organizadora e realizadas sempre às 7h e às 19h, com duração de 20 minutos cada uma. Duas propriedades serão contempladas por dia, começando pelas que estão situadas nas localidades do Morrão e Limeira.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Vinícius Cibien de Oliveira, o objetivo do evento é valorizar o trabalho desenvolvido pelo homem do campo e promover a integração entre os produtores rurais e suas famílias, além de estimulá-los a aumentar a produtividade de rebanho leiteiro. Como incentivo, os três primeiros colocados serão premiados com troféus.

A Secretaria ressalta que diversas propriedades da zona rural do município foram convidadas para participar da competição. No total, 10 aceitaram o convite para integrar o torneio, que é fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, EMATER-Rio e a ACIAR (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende).

As propriedades participantes são: Fazendas Ramadan; Roseira; Santa Helena; Estância São João; Bahia I; Bahia II; São José I; São José II; Limeira e Fazenda da Graça.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *