Jovem morre baleado ao dar entrada no Hospital São João Batista
22 de novembro de 2018
Volta Redonda capacita profissionais da saúde sobre sífilis
22 de novembro de 2018


Festival de Ginástica Artística vai agitar Volta Redonda

Evento no Ginásio Poliesportivo do Santa Cruz será no dia 30 de novembro; inscrições vão até o próximo domingo

Volta Redonda sedia no dia 30 de novembro o III Festival de Ginástica Artística do Ginásio Poliesportivo José Alves (Zinho), no bairro Santa Cruz. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 25, no ginásio ou pelos telefones (24) 3341-6001 ou whatsapps (24) 999448924 ou (24) 999849552. O festival incluirá apresentações individuais ou em grupo com atletas de toda região.

A expectativa da organização é receber 150 atletas na sexta-feira, dia 30, a partir das 19h30. Haverá apresentações de Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, e apresentações de dança que incluam movimentos da ginástica na coreografia. O evento vai reunir atletas a partir dos quatro anos de idade e todos os participantes vão receber medalha.

De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, esse Festival de Ginástica Artística reúne alunos/atletas dos projetos PID (Projeto de Iniciação Desportiva) e CEM (Crescer em Movimento). “O PID e o CEM foram implementados pela Smel na gestão do prefeito Samuca Silva. O primeiro incentiva a iniciação e o treinamento esportivo e o segundo proporciona às crianças e adolescentes utiliza o esporte como instrumento para o desenvolvimento físico, cultural e social”, explicou.

O PID (Projeto de Iniciação Desportiva) e o CEM (Crescer em Movimento) atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. O objetivo do PID é identificar e desenvolver jovens talentos esportivos de Volta Redonda em diferentes modalidades esportivas: futsal, basquetebol, taekwondo, tênis, rugby, futebol, natação, ginástica artística, ginástica de trampolim, entre outras. O projeto está em 33 Núcleos de Esporte, Lazer e Fomento ao Exercício Físico e quem quiser participar pode procurar o núcleo mais próximo de casa.

O CEM (Crescer em Movimento) proporciona às crianças e adolescentes desenvolvimento físico, motor, cognitivo, cultural e social por meio do esporte, respeitando o aspecto cognitivo de cada faixa etária. O projeto está em 15 núcleos espalhados por Volta Redonda e inclui esportes coletivos e individuais, ginásticas, danças, lutas e capoeira.

Para o prefeito Samuca Silva, esses projetos promovem a formação cidadã por meio do esporte. A prática de esporte é a atividade ideal para o período que em que a criança ou o adolescente está fora da escola, além de promover desenvolvimento físico e vida saudável, o convívio social gera a tolerância com as diferenças.

“E a realização de eventos como o Festival de Ginástica incentiva cada vez mais crianças a participarem dos projetos”, acredita Samuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *