Polícia Militar prende homem com arma no Açude IV
24 de novembro de 2018
Mão inglesa vigora em rua do Jardim Amália
24 de novembro de 2018


Dia do Doador será celebrado com música e lanche especial no Hemonúcleo

Meta é conquistar uma média de 15 novos doadores por dia durante a Semana do Doador

Aproveitando as comemorações do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado na próxima segunda-feira, o Hemonúcleo de Resende quer sensibilizar a população e ampliar o número de doadores no município. Para isso, o Banco de Sangue desenvolverá, durante a Semana do Doador, que vai do dia 26 ao dia 30 de novembro, uma programação diferenciada, que contará com apresentação musical e lanche especial oferecido aos doadores.

Na segunda-feira, por exemplo, os voluntários que forem até o Hemonúcleo poderão assistir a apresentação musical da cantora resendense Rafaela Rodrigues, marcada para às 9h, além de participar de um coffee break. A realização das atividades, segundo o Hemonúcleo, foi a maneira encontrada para valorizar as pessoas que dedicam parte de seu tempo para praticar um ato de solidariedade, além de promover uma confraternização entre os doadores.

De acordo com a coordenadora do serviço, Maria Fernanda Aguiar, a data é a mais aguardada durante o ano pelo Hemonúcleo, já que ajuda a sensibilizar a população sobre a importância da doação, atraindo novos voluntários para a unidade. A expectativa, segundo ela, é conquistar uma média de 15 novos doadores por dia durante a semana comemorativa, o que representa quase o dobro da média diária, em dias comuns.

– É importante lembrar que o volume de sangue doado, cerca de 450ml, é reposto pelo organismo em apenas 24h e que, além de Resende, o nosso Hemonúcleo atende outras cidades da região, por isso a doação é tão importante. Além disso, também lembramos que todo o material utilizado na coleta é descartável, não representando qualquer risco aos voluntários – disse Fernanda, ressaltando que um gesto muito simples pode salvar muitas vidas.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer, e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias e outros procedimentos, como endoscopia, por exemplo. No caso de doadores menores de 18 anos é necessária a autorização de um responsável legal. Já os maiores de 60 anos devem comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez.

O Hemonúcleo fica numa área anexa ao Hospital de Emergência, localizado na Avenida Marcílio Dias, no bairro Jardim Jalisco. As doações devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3381.4834.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *