Coleta de lixo eletroeletrônico em VR arrecada 20 toneladas
25 de novembro de 2018
Guarda Municipal de Volta Redonda intensifica presença na Vila Santa Cecília
25 de novembro de 2018


Eventos culturais são atração na Vila Santa Cecília neste domingo

Festival de Fanfarras e o ultimo dia de programações da ‘Semana do Povo Preto’ aconteceram durante o dia no bairro

Neste domingo quem resolveu ir passear na Vila Santa Cecília teve acesso a programações culturais variadas promovidas pela Prefeitura de Volta Redonda. Na Praça Brasil, aconteceu o Festival de Fanfarras, com a participação de 17 grupos. As apresentações foram organizadas pelo Núcleo Brasileiro de Fanfarras com o apoio da secretaria de Cultura de Volta Redonda.

A população aprovou os eventos apoiados da prefeitura. É o caos de Vânia de Lurdes Gonçalves. “Eu acho muito legal fazer esse resgate. Esse evento desperta em mim o civismo, mexe com um lado bom da gente. Parabéns Samuca, parabéns para o pessoal da cultura”, afirmou Vânia.

Juliana Moura Rodrigues é integrante da Fanfarra Glória Roussim há 15 anos e falou que esses eventos aproximam as pessoas da música e pode despertar o interesse das crianças de fazer parte. “Isso incentiva o acesso à cultura. Oportuniza o contato com a música e desperta interesse das pessoas”, disse Juliana.

Semana do Povo Preto

Também neste domingo, dia 25, aconteceu o último dia de atividades culturais e artísticas da II ‘Semana do Povo Preto’. O evento começou na última terça-feira, dia 20. As atrações aconteceram no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, e foram realizadas pela prefeitura de Volta Redonda através da secretaria municipal de Cultura, em parceria com o SESC Rio.

A programação contou com muita música, exposição, rodas de conversa, empoderamento estético, história e educação, cultura urbana e popular, além das manifestações da ancestralidade com os terreiros de Matriz Afro no 3º Festival de Curimba do Sul Fluminense.

“Estou encantada com essa liberdade de expressão que o município proporciona a todos que vivem nessa cidade encantadora. Sou católica e hoje vim aqui conhecer um pouco mais dessa cultura. Parabéns a todos”, disse Cláudia Rosemberg que está no memorial com o marido e dois filhos.

A professora Kelly Costa foi conferir o ultimo dia de atividades. “Eu acho esse movimento muito legal, faz parte da nossa cultura e nós devemos continuar valorizando sempre”, disse a professora.

Débora Tavares é assistente social e disse que “é importante para a valorização da Cultura Negra e resgate das nossas raízes. E é uma ação importante para cidade, todos os dias que eu vim eu trouxe minha filha comigo”, contou.

A secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, contou que seguindo as orientações do prefeito Samuca Silva, os dois eventos reuniram grupos convidados dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e de diversas cidades do Rio de Janeiro reforçando todo o trabalho da SMC para tornar Volta Redonda referência no turismo cultural.

“No Festival de Fanfarras recebemos na Praça Brasil um evento importante que destaca e valoriza o trabalho de formação de músicos e bandas, o público que esteve presente adorou e destacou a qualidade musical das fanfarras. Já o encerramento da II Semana do Povo Preto com o Festival de Curimba lotou o Memorial Zumbi e emocionou a todos com as manifestações da nossa cultura ancestral”, disse Aline.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o objetivo é sempre valorizar a cultura nas suas mais diversas manifestações artísticas e culturais. “A secretaria de Cultura está trabalhando para que eventos os eventos sejam cada vez melhores e mais diversificados culturalmente. Temos que aproveitar todos os tipos de manifestações culturais e aprender o que pudermos com elas.Não há nenhum fim de semana que a cidade fique sem atrações, sejam esportivas, culturais. Isto mostra que nosso governo valoriza toda e qualquer manifestação cultural. Valoriza os jovens e as pessoas”, disse Samuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *