GMBM em ronda escolar apreende drogas e dois menores no bairro Bom Pastor
28 de novembro de 2018
Entidades de BM se preparam para lançar a Casa do Papai Noel 2018
28 de novembro de 2018


Hemonúcleo de Barra Mansa intensifica campanha de doação para o período de fim de ano

Meta é manter o estoque do Banco de Sangue, que no período entre dezembro e janeiro, tem queda no número de doadores de até 40%

O Hemonúcleo de Barra Mansa realiza na próxima semana, a campanha Natal Solidário. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a população a doar sangue e assim, manter os estoques em dia. No período de fim de ano há uma baixa de até 40% no número de doadores.

De acordo com o Secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o período entre o Natal e Réveillon é considerado o mais delicado durante o ano, pois a frequência de doadores diminui e o número de ocorrências são maiores. “O nosso objetivo é reforçar durante o período de férias a importância de manter as doações, evitando o desabastecimento de sangue do nosso município”, alertou.

O secretário ressaltou que a cidade de Barra Mansa atende ainda pacientes de municípios vizinhos, como Valença e Rio das Flores, aumentando ainda mais a demanda. “Além de atender os pacientes clínicos, que estão em tratamento de doenças como o Câncer, que fazem o uso da bolsa de sangue, existem os aqueles que chegam pela emergência aumentando a necessidade de doações”, disse Sérgio.

O coordenador do Hemonucleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, disse que no município quando uma pessoa doa uma bolsa de sangue, em torno de 400 ml, esse material é fracionado e são retirados os componentes que podem durar até um ano. “Esse processo é importante, pois a cada bolsa fracionada, podemos salvar até três vidas”, destacou.

O Hemonúcleo de Barra Mansa, localizado na Rua Pinto Ribeiro, número 205, no Centro, funciona de segunda a sexta-feira. As doações podem ser feitas das 7 às 11 horas.

Para doar sangue o voluntário precisa:

– Levar documento oficial de identidade com foto

– Estar em boas condições de saúde

– Ter entre 16 e 68 anos

– Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação

– Pesar mais de 50 kg

– Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham risco acrescido para Aids ou DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)

– Não ser usuário de Drogas

– Não estar Grávida ou amamentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *