Volta Redonda debate políticas públicas para os jovens
28 de novembro de 2018
Mais de mil pessoas participam dos Jogos da Melhor Idade
28 de novembro de 2018


VR promove ação educativa pela Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

Agentes da Vigilância Ambiental vão distribuir panfletos e fazer orientações contra a proliferação do mosquito

A equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou, nesta semana, ações educativas pela Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, comemorada entre os dias 25 e 30 de novembro. Cerca de dez agentes aproveitaram o público e a abrangência da Feira Livre, já que está a cada dia em um bairro diferente da cidade, para fazer a distribuição de panfletos informativos e dar orientações à população sobre as medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Na terça-feira, dia 27, a ação foi realizada no início da manhã, na Feira Livre do bairro Retiro. A moradora do bairro Mariana Torres, Aparecida Santos Silva, e o morador do Fazendinha, Jones Jacinto, interromperam as compras para escutar os agentes. “Temos que observar o nosso quintal. Se cada um fizer sua parte, controlamos o mosquito”, disse Aparecida. Jones concorda com ela, mas confessou que nos meses mais frios esquece de fazer a vistoria. “Me comprometo em fazer a ronda semanal a partir de agora”.

A comerciária Andréia Martins, moradora do bairro Mariana Torres, também ouviu as orientações e aproveitou para fazer uma denúncia. “Cuido do meu terreno, mas uma casa fechada na vizinhança está com a caixa d’água destampada”, contou.

A supervisora Geral da Dengue da Vigilância Ambiental, que coordena a ação nas Feiras Livres, Valdira da Conceição Moraes Tolentino, avisa que o setor, além de prestar orientações sobre como evitar a proliferação do Aedes Aegypti também recebe denúncias da população. “Não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso é importante a ajuda da população”, disse.

As denúncias de possíveis focos do mosquito podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental no (24) 3339-4555 ou 0800025 1666 ou ainda pela Central de Atendimento Único (CAU) pelo número (24) 3339-9073 ou pelo whatsap (24) 99300-2786. “De acordo com a denúncia, enviamos uma equipe ao local para averiguação”, explicou Valdira.

Ela ainda acrescentou que as atividades de combate à dengue, zika e chikungunya no município de Volta Redonda são contínuas. A equipe da Vigilância Ambiental faz visitas diárias para orientar a população sobre a importância de vistoriar a casa para eliminar os focos do mosquito. “Nos meses de novembro e dezembro, por exemplo, as equipes atuam no bairro Belmonte”, disse Valdira, lembrando que o trabalho é intensificado nos meses mais quentes do ano e com maior índice de chuvas, fatores que contribuem com a proliferação do Aedes Aegypti.

A ação na Feira Livre estará nesta quinta-feira, dia 29, no bairro Volta Grande, a partir das 8h30. E na sexta-feira, dia 30, a equipe da Vigilância Ambiental vai distribuir material informativo e orientar a população na Feira Livre do bairro Conforto.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, destacou que essas ações de conscientização fazem parte de um trabalho preventivo. “A informação nunca é demais. A população deve ter consciência que em dez minutos é possível checar os possíveis focos do mosquito e eliminá-los”, enfatizou Alfredo.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do trabalho. “Esse é um trabalho que requer a união de todos. As equipes da vigilância realizam um trabalho de conscientização e de levar informações a todos. E por outro lado, nós todos devemos também cuidar e evitar deixar locais onde o mosquito possa se desenvolver”, disse Samuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *