O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é lembrado com uma ação em Volta Redonda
2 de dezembro de 2018
PRF recupera carro furtado na Dutra, em Resende
2 de dezembro de 2018


Cessão de trator agrícola amplia apoio da prefeitura para produtores rurais

Entrega do equipamento ao segmento agropecuário acontecerá no sábado, às 10h30m

A cessão de um trator agrícola por parte da Prefeitura de Quatis à Cooperativa Agropecuária da cidade vai ampliar o apoio da administração municipal ao segmento agropecuário do Município. A afirmação foi destacada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), segundo quem a cerimônia de assinatura do termo de permissão de uso do equipamento contará também com as presenças de representantes do escritório local da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Rural.

A assinatura do documento acontecerá neste sábado, dia 01º de dezembro, às 10h30m, durante a inauguração da Praça dos Direitos Humanos Jonas Lima Nunes, no bairro Jardim Pollastri. Pela Cooperativa Agropecuária, o termo de cessão de permissão de uso vai ser assinado pelo presidente da instituição, Jairo de Carvalho. A cerimônia terá ainda as participações do chefe do escritório local da EMATER, Reinaldo Altivo Guedes, e do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Rural do Município, Rogério de Abreu Torres.

O trator foi doado à prefeitura, em julho passado, pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Abastecimento, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, através de gestões junto ao Governo Federal, coordenadas pelo deputado federal reeleito Áureo (Partido Solidariedade). Por meio da cessão feita pela prefeitura à Cooperativa Agropecuária do Município, os produtores rurais vão utilizar o equipamento na preparação do solo, além do transporte de insumos e beneficiamento.

– Além dos serviços permanentes de manutenção e conservação das estradas rurais, visando garantir o escoamento da produção e o deslocamento dos moradores das comunidades rurais, a nossa administração tem realizado parcerias importantes com as entidades representativas  do segmento rural visando valorizar cada vez mais este segmento tão importante para a nossa cidade. A cessão do trator é mais um resultado positivo deste trabalho de mãos dadas – disse o prefeito, manifestando seu agradecimento ao deputado federal Áureo “pelo apoio importante sempre prestado em Brasília às reivindicações do Município de Quatis”.

O termo de permissão de uso do trator estabelece que caberá à Cooperativa Agropecuária do Município a manutenção e a guarda do trator, “bem como as despesas relativas à operação de logística, de manutenção e conservação dos bens e os encargos legais e trabalhistas dos operadores do maquinário”.

A instituição terá ainda a responsabilidade de emitir relatórios semanais ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Rural a respeito dos trabalhos executados, já que a cooperativa vai coordenar também o uso do trator por parte dos produtores, gerenciando, inclusive, a programação de propriedades atendidas com o equipamento. No caso da EMATER e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, estas duas entidades vão prestar toda a assistência técnica aos produtores. Por sua vez, a prefeitura vai ter um fiscal para acompanhar a execução do termo de permissão de uso do trator, cujo prazo de validade será de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *