VR vai receber quase R$ 9 milhões para investir em mobilidade urbana e turismo
4 de dezembro de 2018
Maratona de concertos da OSBM
4 de dezembro de 2018


Sonhos realizados em Volta Redonda no primeiro dia da Viagem da Melhor Idade

Passeios no Cristo Redentor e AquaRio Porto Maravilha encantaram os 124 idosos de Volta Redonda que foram ao Rio de Janeiro na segunda-feira, dia 03

Um misto de emoção e encantamento marcou o primeiro dia da Viagem da Melhor Idade que levou 124 idosos de Volta Redonda para passeio no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, dia 03. Na capital carioca, o grupo visitou o Cristo Redentor e o AquaRio para começar as visitas aos pontos turísticos.

Aos pés do Cristo Redentor, muita emoção. José Emílio de Alcântara, de 82 anos, que frequenta o núcleo do bairro Santa Rita do Zarur do programa Melhor Idade em Movimento (MIM), da secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel), fez questão de fazer a tradicional pose para a foto com braços abertos em frente à estátua. “É muito gratificante estar aqui. É mágico. Uma oportunidade imperdível”, afirmou Sr. José.

As amigas Maria Eva Lima Requião, de 69 anos, e Vera Lúcia da Silva, de 67, ambas do núcleo do MIM do bairro 249, curtiram o passeio desde o trenzinho que sobe o morro do Corcovado. “É uma mistura de apreensão e surpresa. A altura do morro e a subida íngreme assustam um pouco, mas a cada curva, apesar da neblina, é possível ver a cidade do Rio, linda, lá embaixo”, disse Maria Eva.

Os dois grupos da Viagem da Melhor Idade foram recepcionados pelo diretor de Planejamento e Marketing da Riotur, Maurício Werner. Ele cumprimentou todos os idosos e fez questão de saber se estavam se sentindo acolhidos pela cidade e gostando do passeio.

“Estamos muito felizes com a escolha do município do Rio de Janeiro como destino da Viagem da Melhor Idade. É a oportunidade das pessoas conhecerem a cidade que não aparece nas notícias dos jornais”, afirmou Maurício, agradecendo o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, que, junto com sua equipe, elaborou o roteiro pelos pontos turísticos unindo tradição – Cristo Redentor, e modernidade – AquaRio.

Ele lembrou ainda que todos os dias Anfitriões da Riotur vão receber e acompanhar os idosos nos pontos turísticos do Rio. “Além disso, a Guarda Municipal foi acionada para garantir mais segurança ao grupo”, falou o diretor da Riotur.

O número de “verdinhos”, como são carinhosamente chamados os idosos do Melhor Idade em Movimento, por conta da camiseta/uniforme, chamou atenção de outros grupos de turistas que visitavam o Cristo Redentor. As amigas Cíntia Prado Vieira, Nazaré Aguiar Silva e Maria de Jesus Prado, do estado do Ceará, município de Sobral, fizeram questão de mandar recado para o prefeito Samuca.

“Ficamos encantadas com a iniciativa. Vamos levar a ideia para Sobral e pedir para o nosso prefeito fazer a mesma coisa. É muito bacana oportunizar às pessoas um dia diferente, um passeio que talvez elas não pudessem organizar sozinhas”, disse Cíntia.

No AquaRio, uma das mais ansiosas era Bernadete Faria, que mora no bairro Ponte Alta, mas frequenta o núcleo da 249. “A viagem está sendo maravilhosa. Já vim ao Rio algumas vezes, mas não tive a oportunidade de conhecer esses pontos turísticos. Estou encantada com tudo”, contou.

Eunice Barbosa, de 60 anos, também do núcleo do bairro 249, elegeu dois pontos marcantes da viagem. “Estar aos pés do Cristo Redentor e passar no túnel transparente, que me fez sentir no fundo do mar, nadando com os peixes, serão momentos inesquecíveis para mim”, afirmou.

O passeio ainda inclui visita à área externa do Museu do Amanhã e Boulevard Olímpico e parada para almoço em restaurante na Tijuca. Ana Alice Braga, de 55 anos, do núcleo de Santa Rita do Zarur, elogiou a escolha do restaurante. “O local é amplo, comporta confortavelmente todo grupo, e oferece refeição para todos os gostos”, fiquei muito satisfeita.

“Afinal, saímos cedo de casa e precisamos de energia para curtir todo passeio”, completou, lembrando ainda que os idosos foram recebidos com farto café da manhã, na Ilha São João, antes da partida para o Rio de Janeiro.

O prefeito Samuca Silva fez questão de tomar o café da manhã com o primeiro grupo de idosos que partiu para o Rio de Janeiro na segunda-feira, dia 03. “Vim desejar boa viagem e ressaltar que esse roteiro foi escolhido com carinho pela equipe de governo”, afirmou.

Ele lembrou que os pontos turísticos do Rio Janeiro compõem o primeiro roteiro da Viagem da Melhor Idade, que vai beneficiar 1.018 idosos que participam do programa Melhor Idade em Movimento, da secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel); dos grupos de convivência da secretaria municipal de Ação Comunitária (Smac); e da Academia da Vida Oscar Cardoso da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre).

“Eles foram divididos em oito grupos, que vão viajar até o dia 13 de dezembro. E, em janeiro, começam as viagens dos idosos que optaram por passar o dia em um hotel fazenda”, ressaltou Samuca.

As secretárias municipais de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, e de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Pena, acompanharam o primeiro dia de viagem. “Estamos seguindo as orientações do nosso prefeito Samuca Silva, e ver de perto o passo a passo da viagem, observar toda logística e ver se está confortável e seguro para os idosos é o nosso papel”, afirmou Paulinha, acrescentando o apoio da Riotur com os anfitriões e a Guarda Municipal.

Ela lembrou que, além dos guias, em todos os dias de viagem haverá um enfermeiro para cada ônibus e um ou dois responsáveis por cada núcleo, dependendo do número de participantes.

Dayse Penna conversou com os idosos durante todo o passeio para avaliar o nível de satisfação do grupo com o roteiro escolhido. “A resposta do grupo foi muito positiva. É uma satisfação saber que estamos no caminho certo com a escolha de pontos turísticos que unem diversão à história e à cultura do município do Rio de Janeiro e o resultado está conforme planejou o nosso prefeito Samuca”, disse.

Na segunda-feira, dia 10, haverá a viagem dos grupos de convivência da secretaria municipal de Ação Comunitária (SMAC). Na terça, dia 11, é a vez de 127 idosos do Melhor Idade em Movimento, dos núcleos Jardim Ponte Alta, Vila Americana, São Geraldo, academia de musculação do Raulino de Oliveira e Parque Aquático Municipal. Na quarta, dia 12, viajam 147 idosos de grupos de convivência da Smac.

Os 121 idosos do programa Melhor Idade em Movimento, dos núcleos Água Limpa, Santa Cruz, Açude e Ilha São João, além do grupo da Academia da Vida Oscar Cardoso, encerram o roteiro carioca da Viagem da Melhor Idade 2018 na quinta-feira, dia 13 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *