Homem é vítima de facada no bairro Colina
8 de dezembro de 2018
Alunos da Fundação Beatriz Gama visitam Estádio Raulino
8 de dezembro de 2018


Guarda Municipal: prefeitura abre inscrições para capacitação do Grupamento Ambiental

Agentes da corporação podem se inscrever até segunda-feira

Encontram-se abertas desde ontem, quinta-feira, e vão até às 17 horas desta segunda-feira, 10 de dezembro, as inscrições dos guardas municipais interessados em participar da capacitação voltada à formação do grupamento ambiental da corporação. Criado em 2013, através de uma lei assinada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), o grupamento ambiental terá, entre outras atribuições, atuar na prevenção e repressão de infrações ambientais; na abertura, no monitoramento e na preservação de trilhas, além de no manejo e monitoramento dos recursos naturais da cidade.

As inscrições deverão ser realizadas na própria sede da Guarda Municipal, que fica na Avenida Avelino Batista Soares, no Centro de Quatis, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, por meio do preenchimento de uma ficha de inscrição já inserida na página da prefeitura na internet. O endereço da página é www.quatis.rj.gov.br. Inicialmente, o grupamento ambiental vai ser formado por seis guardas municipais, mas o quadro poderá ser ampliado, mediante as necessidades da administração municipal.

O cronograma de formação do grupamento prevê, depois do encerramento do prazo de inscrições, na segunda-feira, a realização das seguintes etapas: capacitação (dia 12 de dezembro, quarta-feira, de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas); realização da prova teórica (dia 14 de dezembro, sexta-feira, de 8 às 11 horas); divulgação do gabarito (dia 14 de dezembro, às 15 horas); divulgação do resultado da prova teórica (dia 17 de dezembro, às 10 horas); apresentação de recursos contra o resultado da prova (de 17 a 19 de dezembro, de 11 às 17 horas); homologação dos recursos (dia 20 de dezembro, às 10 horas); homologação da relação de  guardas municipais classificados (dia 20 de dezembro, às 15 horas); e cerimônia de entrega dos certificados (dia 21 de dezembro, às 10 horas).

A capacitação, a prova teórica e a diplomação vão acontecer no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis. Já a divulgação dos resultados, do gabarito, das homologações e da classificação será publicada no site da Prefeitura de Quatis. Estes documentos vão ser afixados também na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no batalhão da Guarda Municipal e na Secretaria de Ordem Pública do Município.

Os temas abordados na capacitação e na aplicação da prova técnica vão ser Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Engenharia Florestal, Biologia e Âmbito Jurídico (legislação ambiental). Todas as leis, decretos e outras publicações oficiais a respeito destes assuntos, além de informações sobre as áreas de proteção ambiental e dos parques naturais do Município de Quatis, encontram-se inseridas na página da prefeitura na internet, através da janela “Capacitação sobre grupamento ambiental”, que pode ser visualizada logo no acesso ao site. Neste link se encontra também o edital com todas as informações do processo.

Para o prefeito Bruno de Souza, “a criação do grupamento ambiental vai ampliar as ações da administração municipal no sentido de preservar as riquezas naturais da cidade, além de colocar em prática mais uma ação concreta, dentro da política desenvolvida pelo atual governo com o objetivo de valorizar a corporação”. Ele destaca que mais de 90 por cento do território de Quatis ficam na zona rural, e mais de 11 por cento da vegetação da cidade são formados por mata atlântica.

Entre as riquezas naturais do Município, estão o Parque Natural Municipal Horto dos Quatis, localizado no perímetro urbano, na região do bairro Bondarowsky; o Parque Natural Municipal de São Joaquim (zona rural); a APA (Área de Proteção Ambiental) Carapiá e o Refúgio de Vida Silvestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *