Corrida da Bíblia é realizada em Barra Mansa
9 de dezembro de 2018
Secretário visita unidades de saúde neste domingo em Volta Redonda
9 de dezembro de 2018


Primeira edição do Jompede reuniu mais de 200 alunos

Neste domingo, dia 9, aconteceu a decisão da primeira edição dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência (Jompede), em Volta Redonda. O evento realizado em dois dias reuniu mais de 200 alunos de sete instituições. O Jompede foi realizado pela prefeitura de Volta Redonda através da secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel), com o apoio de outras secretarias e autarquias.

Segundo Maria Paula Tavares, o Jompede é um marco para a cidade de Volta Redonda.

“Queremos tornar essa ação anual para o município. Fomentar nas instituições os jogos paradesportivos e desenvolver isso para os alunos potencializando junto a outras secretarias essa competição que é tão importante para o público. Essa é a orientação do nosso prefeito Samuca Silva e quero destacar a participação dos profissionais da Smel que se dedicaram com empenho e muito carinho para realizar esses jogos. Nisso governo está promovendo à inclusão e a valorização da pessoa com deficiência de Volta Redonda”, contou.

A competição aconteceu em dois locais: no Ginásio Amaro Inácio, no bairro Retiro, e no Estádio Raulino de Oliveira. Contou com jogos adaptados e diversas modalidades como Futsal, Cabo de guerra, Tênis de Mesa, Atletismo, Vôlei adaptado, Dama, Dominó, Xadrez, Zig-Zag com bola, Boliche, Chute a gol e Arremesso a cesta.

Quem adorou participar foi o atleta e aluno, Gustavo Mendes, que participou do futsal e adorou ganhar uma medalha.

“É a primeira vez que ganhei uma medalha. Eu amei participar, fiquei feliz demais e minha família veio me ver”, contou.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, destacou que os jogos ofereceram às pessoas que possuem algum tipo de deficiência, uma competição esportiva adequada às suas necessidades especiais.

“O nosso prefeito Samuca tem um olhar sensível e incentivou que todos realizassem esses jogos. As partidas promoveram uma integração entre família dessas pessoas e proporcionou um momento impar. Através de políticas públicas vamos atendendo e realizando a inclusão desse público”, falou.

O prefeito Samuca Silva, enfatizou a importância da inclusão e de ter o esporte e lazer como aliado neste sistema.

“Nosso objetivo foi realmente trabalhar a inclusão desse grupo e valorizar a participação deles. Todos são vencedores e todos receberam medalhas. Sabemos das conquistas da pessoa com deficiência e queremos trabalhar com políticas de qualidade para melhorar sempre a vida dessas pessoas”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *