Volta Redonda comemora 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos
10 de dezembro de 2018
MPF obtém redução de tarifas de pedágio da Nova Dutra (RJ)
11 de dezembro de 2018


Banco de Sangue de VR faz campanha por doações no período de final de ano

Objetivo é garantir estoque para Natal e Ano Novo, já que neste período há queda na frequência de doadores

O Banco de Sangue de Volta Redonda está fazendo uma campanha por mais doações no período de férias escolares. Um dos objetivos é garantir estoque de sangue para o Natal e Ano Novo, já que neste período há uma queda na frequência de doadores.

“O período que compreende os meses de dezembro e janeiro é um dos mais críticos do ano, já que as festas e as férias de verão refletem diretamente no movimento de doadores”, disse a coordenadora do Hemonúcleo, Cristina Guimarães.

O banco de sangue fica no Hospital São João Batista. Ele funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h. O Hemonúcleo atende a cinco unidades hospitalares da região.

Para doar sangue o interessado precisa sentir-se bem, com saúde, apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio Hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento, ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 kg.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirmou: “O doador tem papel fundamental nos serviços de hemoterapia, que salvam vidas. A doação de sangue precisa se tornar hábito entre a população. É rápido e indolor”, disse Alfredo.

Estão impedidos de doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

No dia da doação, a prefeitura reforça que, é importante não estar em jejum, fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, evitar fumar pelo menos, duas horas antes e depois da doação e evitar ingestão de alimentos gordurosos.

O prefeito Samuca Silva convida a população a se tornar doador voluntário. “É bom lembrar que uma bolsa coletada pode salvar até três vidas”, e completou dizendo que “os homens podem doar no máximo quatro vezes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *