Sider Shopping realiza entrega de kits de higiene na Creche Hotelzinho do Aconchego em VR
14 de dezembro de 2018
Domingo Rural de 2018 contará com a presença de Papai Noel
14 de dezembro de 2018


Formandos da Guarda Mirim de Volta Redonda conhecem a Alerj

Crianças e adolescentes que concluíram projeto social visitaram a sede do poder legislativo estadual

Em comemoração ao encerramento das atividades da 15ª turma da Guarda Mirim, 49 crianças e adolescentes dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) São Luiz e São Sebastião participaram de uma viagem na última quarta-feira, dia 12, para a Assembleia Legislativa, no Rio de Janeiro. A viagem de cunho educacional faz parte do projeto Guarda Mirim, uma parceria entre a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).

O secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, explicou que o projeto integra o serviço de convivência realizado nos CRAS e atende crianças e adolescentes de diversos bairros, com a finalidade de desenvolver atividades educativas, relacionadas a cidadania e a participação social.

“A visita à Alerj faz parte do encerramento e da formatura deste grupo. O objetivo foi fazer com que esses meninos e meninas conhecessem a ‘casa do povo’, ou seja, o funcionamento do Poder Legislativo do Estado”, afirmou o secretário.

Os jovens foram acompanhados por uma equipe formada por cinco profissionais da Smac e da Guarda Municipal. No início da viagem, as crianças e adolescentes receberam um lanche reforçado e, chegando à Alerj, foram recepcionados por uma equipe de guias que, durante a visita ao Palácio Tiradentes, contaram a história do prédio, desde sua construção e função enquanto sede de governo.

Os participantes também conheceram a biblioteca, as salas de reunião, a história escrita em uma exposição nos corredores, além de aprenderem sobre a história das pinturas, telas, arquitetura do prédio e bustos existentes no palácio. O roteiro contou ainda com visita ao plenário, palco de decisões políticas de relevante importância para os moradores do Estado do Rio de Janeiro.

A viagem foi um sucesso, não havendo qualquer imprevisto ou contratempo, seguindo o cronograma esperado e atingindo objetivo principal de promover a inclusão, desenvolvimento intelectual e oportunizar lazer as crianças e adolescentes.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, destacou a importância do projeto na vida das crianças e adolescentes. “Através da Guarda Mirim transmitimos aos jovens instruções sobre primeiros socorros, ética, direitos humanos e cidadania, entre outros temas importantes para a formação deles. Essa viagem faz parte desse trabalho social que rende bons frutos para a sociedade”, explicou Dalboni.

O prefeito Samuca Silva destacou a parceria entre a SMAC e a Guarda Municipal em prol dos jovens de Volta Redonda. “Mais uma vez a parceria na estrutura municipal deu resultados positivos e produtivos para os jovens, que são o futuro da nossa cidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *