Alunos de Barra Mansa se formam em Eletrotécnica
21 de dezembro de 2018
Hospital do Idoso completa um ano com serviços ampliados para maiores de 60 anos
21 de dezembro de 2018


Justiça Federal determina que município de Barra Mansa realize o licenciamento ambiental do Hospital Materno Infantil

HOSPITAL DA MULHER EM BM

Ação movida pelo MPF alega que unidade funciona em desacordo com a legislação, com risco de danos ambientais

A pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal concedeu liminar determinando que o município de Barra Mansa (RJ) inicie o licenciamento ambiental do Hospital Materno Infantil, no prazo de até 30 dias, seguindo as resoluções do Conama e Anvisa vigentes. Na decisão, a Justiça Federal determinou ainda que o INEA, o Estado do Rio de Janeiro e o Município de Barra Mansa adotem as medidas administrativas necessárias para a concretização da liminar.

O MPF alega na ação civil pública que o Hospital está situado em faixa marginal de proteção do rio Paraíba do Sul, não possuindo a licença ambiental necessária ao seu adequado funcionamento. Além disso, a unidade realiza o descarte de resíduos de serviços de saúde em desconformidade com as resoluções do Conama e da Anvisa.

Na ação, o MPF afirma que o descarte de esgoto do hospital não segue corretamente o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS), com o lançamento dos resíduos indiretamente na rede coletora. Ainda, o hospital está situado em faixa marginal de proteção do rio Paraíba do Sul, que é considerada Área de Preservação Permanente (APP), não podendo ser efetivada sua ocupação ou violação da sua biota.

O pedido de liminar foi feito em razão do risco da concretização de danos ambientais que podem ter caráter irreversível ou de difícil reversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *