Feira de Artesanato especial de Natal, está aberta na Vila Santa Cecília até o domingo
22 de dezembro de 2018
Instituição que acolhe idosos recebe doação de morangos apreendidos em Volta Redonda
22 de dezembro de 2018


Volta Redonda começa reflorestamento em terreno desocupado pela Defesa Civil

Famílias que viviam em local de risco, no bairro Ponte Alta, receberam aluguel social e serão contemplados com apartamento no São Sebastião

A Prefeitura de Volta Redonda iniciou nesta quinta-feira, dia 20, a recuperação de talude, na Rua Miguel Fonseca Rego, no bairro Ponte Alta. O local estava ocupado irregularmente por cerca de 20 famílias e corre risco de desabamento. Com a transferência dos moradores, por meio de pagamento de aluguel social, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil fez a retirada das casas em madeira para que uma equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente inicie o reflorestamento da área.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, afirmou que sua equipe fez o acompanhamento da situação das famílias. “Após algumas visitas e conversas, profissionais da Smac fizeram o diagnóstico das famílias e constataram que a maioria tem o perfil de inserção no programa do governo federal ‘Minha Casa, Minha Vida’”, contou.

Ele lembrou que a desocupação do terreno foi firmada em meados de novembro, quando os moradores aceitaram a proposta de recebimento imediato de aluguel social e posterior inserção no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. “As famílias que estavam na área de risco na Ponte Alta serão contemplados com apartamentos do programa no bairro São Sebastião. O condomínio deve estar pronto em fevereiro de 2019”, explicou o secretário.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, o local tem alto risco de desabamento, principalmente no período de chuvas. “A Defesa Civil já identificou sinais de movimentação de terra e corte irregular sob o talude, feito durante a ocupação, que agrava ainda mais o risco de deslizamento”, disse, ressaltando a importância da intervenção da secretaria de Meio Ambiente logo após a retirada das casas.

O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Joaquim Valim, que acompanhou a retirada das casas nesta quinta-feira, dia 20, afirmou que o trabalho de reflorestamento começa imediatamente para evitar deslizamento de terra. “A equipe da secretaria vai atuar na recuperação de terreno com plantio de espécies nativas da mata atlântica. Para criar um cinturão verde, o local vai receber mudas de amoreira, aroeira pimenta, sibipiruna, ipê e outras”.

O prefeito Samuca Silva enfatizou que manter a integridade das famílias foi o objetivo principal da operação conjunta entre secretarias municipais. “Havia o risco de deslizamento de terra e o poder público tem que intervir nesses casos para preservar as pessoas. O nosso papel era solucionar o problema e acolher da melhor forma essas 20 famílias, utilizando os programas sociais”, falou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *