Chuva causa transtornos em bairros de Barra do Piraí
5 de janeiro de 2019
Polícia Militar prende suspeito com drogas no bairro Novo Surubi
6 de janeiro de 2019


Vigilância em Saúde Ambiental intensifica cuidados contra a Dengue em Barra Mansa

Zica e Chikungunya também são causadas pelo mosquito Aedes Aegypti

Através do Programa de Controle da Dengue a Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa intensificou as ações de prevenção e conscientização da população neste verão.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, oito equipes já realizam o atendimento domiciliar para a identificação de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principal causador de doenças como Dengue, Zica e Chikungunya. “O intenso calor e as chuvas são características dessa época do ano, tornando o ambiente favorável à reprodução do mosquito”, comenta Antônio, que aproveitou para pedir à população maior engajamento no combate ao mosquito. “É fundamental a participação dos moradores nesse processo; o cidadão deve manter sua casa saneada, sem o acúmulo de água em objetos abandonados como pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros; tornando assim o nosso trabalho de combate mais eficaz”, explica o coordenador.

Com apenas alguns minutos por semana, os moradores prestam grandes serviços na prevenção contra essas doenças que podem levar a graves quadros clínicos. O Brasil contabilizou 62 mortes dentre 1659 casos confirmados de Dengue em 2018, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Os sintomas da Dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *