Hospital São João Batista, em Volta Redonda, divulga planejamento estratégico para 2019
11 de janeiro de 2019
Operação Bomba Limpa lacra bomba de posto de gasolina no Maracanã
11 de janeiro de 2019


VR tem Nota Fiscal Legal que gera créditos para descontos no IPTU

SAMUCA SILVA

Programa implantado em novembro de 2018 visa incentivar o cidadão a exigir a nota fiscal no município

O Programa Nota Fiscal VR Legal, implantado em novembro de 2018 pelo Prefeitura de Volta Redonda, contabilizou quase 250 adesões até o último dia dez de janeiro. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o cidadão que contrata um serviço a pedir a nota fiscal eletrônica. Para o município, a ação deve aumentar o recolhimento e a fiscalização do ISS (Imposto Sobre Serviço) e ainda vai beneficiar o munícipe que aderir ao programa com créditos que poderão ser acumulados para posterior abatimento no IPTU.

O cadastramento do CPF pode ser feito pelo site Voltaredonda.rj.gov.br. Além do número do CPF, deve ser informado o endereço e o e-mail. Assim, o cidadão está apto para exigir a nota fiscal eletrônica aos prestadores de serviço. É bom ressaltar que o programa também abrange os condomínios residenciais, que devem cadastrar CNPJ, inscrição municipal e endereço.

O secretário de Fazenda de Volta Redonda, Fabiano Vieira, que já se cadastrou para receber a nota fiscal eletrônica, avisa que o munícipe que aderir ao programa vai ajudar o município a ampliar a arrecadação de ISS. “O acesso ao site é simples e autoexplicativo”, disse, lembrando que o prestador de serviço deve anexar em local visível um cartaz, também disponível no site para impressão, informando sobre o programa Nota Fiscal VR Legal.

De acordo com o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a medida traz recursos para o município e beneficia o cidadão duas vezes. “Todo imposto arrecadado é revertido em melhorias para o cidadão. Gera investimentos na prestação de serviços públicos, infraestrutura, saúde educação e outras áreas. E agora, exigindo a nota fiscal, você ajuda o município a crescer e ainda ganha desconto no IPTU”, lembrou.

Pelo Voltaredonda.rj.gov.br, o cidadão poderá acompanhar os créditos acumulados e também fazer denúncias sobre prestadores de serviço que não forneçam a nota fiscal.

Os créditos para desconto no IPTU serão considerados até julho de cada ano e o imóvel escolhido para receber o abatimento no ano posterior deve ser indicado no mês de setembro. Entre as normas do programa estão: o desconto não poderá ultrapassar os 30% do valor do imposto; o cidadão pode acumular o crédito para anos seguintes; um cidadão pode indicar vários imóveis para dividir o crédito que possui, mas o imóvel deve ser indicado apenas uma vez.

Além disso, esse desconto não pode ser usado no caso de acúmulo com outros benefícios, como os 50% de abatimento para aposentados. Não incluindo apenas o desconto referente ao pagamento da cota única.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *