Governador determina escolta para deputada Martha Rocha
13 de janeiro de 2019
Samuca Silva visita locais do concurso público da Guarda Municipal
13 de janeiro de 2019


Volta Redonda sedia XIII Encontro de Folia de Reis

15 jornadas se apresentaram neste domingo, dia 13, na Ilha São João

O domingo foi de muita cultura em Volta Redonda. O XIII Encontro de Folia de Reis encantou e alegou com muita música o público. Quinze jornadas da cidade se apresentam no palco da Ilha São João. Cada apresentação durou cerca de 30 minutos.

Para o morador de Volta Redonda, Joacir da Cunha, as folias resgatam a cultura popular.

“Desde criança gosto de Folia de Reis. Eu vi na entrada do meu bairro no Santa Cruz o outdoor falando sobre o evento e vim prestigiar. Eu adoro os versos que são falados. Quando eu morava na roça a folia vinha de madrugada na minha casa. Esse trabalho de incentivo da prefeitura deve continuar, e faz parte da história. Parabéns ao prefeito pelo apoio à cultura”, disse.

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, destacou que o encontro tem um grande peso na cultura popular da cidade.

“É um dos eventos mais tradicionais da cultura popular e muito aguardado pela população. Envolve a religiosidade e os costumes e é passado de geração em geração. O que estamos fazendo é seguir as orientações do nosso prefeito Samuca e apoiar cada vez mais atividades como essa”, contou.

Para o mestre Augusto da Silva, da Jornada Sagrada Estrela Divina do Oriente, que participa há anos da Folia de Reis, a parte mais importante é a devoção e a fé para os membros da jornada.

“A folia é importante, pois é uma devoção que levamos a casa das pessoas. Falamos da chegada de Jesus com amor e respeito. Esperamos que a cidade tenha mais jornadas, que colaboram com nossa cultura popular”, destacou.

O mestre Afrânio de Oliveira, da Jornada Estrela Brilha da Juventude, disse que as jornadas levam fé às pessoas.

“A cada dia que passa a folia se torna mais importante pra mim. Anunciamos a fé, através da cultura. Nosso trabalho começa três meses antes das jornadas, e ter o apoio para realizar essas lindas apresentações é muito importante”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *