Prefeitura de Volta Redonda troca experiências sobre projeto de ciclovia
17 de janeiro de 2019
SMMA apresenta projeto de remediação do aterro sanitário
17 de janeiro de 2019


Secretaria de Cultura e entidades carnavalescas aprovam decisões para o Carnaval de Rua 2019

Primeira reunião debateu apoio do poder público e medidas de segurança para a organização da maior festa popular

A secretaria Municipal de Cultura se reuniu com representantes de várias entidades carnavalescas de Volta Redonda, para acertarem as normas de ocupação das ruas e avenidas nos bairros. Durante o encontro, que aconteceu no final da terça-feira, dia 15, foram acertadas medidas de segurança para garantir a tranquilidade da maior festa popular, que acontece durante os 5 dias do final de fevereiro e início de março.

Neste primeiro encontro comparecerem representantes de 10 blocos carnavalescos. A secretária de Cultura, Aline Ribeiro,  lembrou da velha tradição da festa popular: “O importante é o resgate da cultura carnavalesca, com a valorização do samba, das marchinhas carnavalescas, fantasias, confetes, serpentinas, fugindo aos estilos de micareta, grandes festas que não representam o espírito da festa popular. Terão ajuda do poder público, com o fornecimento de banheiros químicos, carro de som, Guarda Municipal, os blocos que tenham como característica principal a cultura do carnaval”, explicou.

Todos os documentos apresentados pelas entidades passam pelo análise da comissão de eventos, formadas por representantes das secretarias municipais. Os blocos que receberão apoio da prefeitura são os que não utilizam nenhum tipo de estrutura (carro de som de grande porte, palco, tendas, som excedente à banda no chão), que tenham bateria de chão e instrumentos de sopro, trajetos que não causam transtornos, não comercializam bebidas alcoólicas, que tenham o alvará emitido pela Secretaria de Fazenda, samba e marchinhas como característica principal.

As entidades deverão tirar o alvará na Secretaria de Fazenda, com apresentação de requerimento no guichê 6 no 1º andar da PMVR. Junto ao DAES (Departamento de Atividades Econômicas e Sociais) farão a assinatura de um formulário padrão com as informações básicas. Necessitam também ter autorizações da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros.

As entidades que vão comercializar bebidas para lucro deverão contratar segurança privada para os seus eventos autorizados pelo município. O momento de encerramento, às 20 horas para a dispersão dos foliões dos locais da festa, foi um dos itens mais debatido: “A Guarda Municipal tem um efetivo pequeno, e mesmo contando com o apoio da Polícia Militar, não poderemos estar em vários locais diferentes depois deste horário. A segurança de vocês, dos foliões, das famílias que estarão brincando o carnaval vêm em primeiro lugar”, disse Aline Ribeiro.

Dirigentes dos blocos aprovaram o resultado do encontro: “No ano passado, levamos mais de 10 mil pessoas para brincar o carnaval. É importante este encontro, porque falamos e fomos ouvidos. Há um canal de diálogo aberto. Estamos completando 61 anos e a nossa expectativa é de um grande carnaval”, disse Alessandro Feijão, do Bloco Lençol.

Estavam presentes ao encontro representantes dos blocos dos bairros Parque das Ilhas, Limoeiro, Vila Mury, Retiro, Conforto, Volta Grande III,  Aero Clube,  Aterrado,  Conforto e Vila Santa Cecília, além da Guarda Municipal, do 28º BPM e da secretaria municipal de Fazenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *