Plano Municipal recebe quase 6.500 propostas online
20 de janeiro de 2019
Homem morre baleado em Pinheiral
20 de janeiro de 2019


Hospital de Emergência recebe homenagem pelo CRF

Unidade pública é a primeira a ter atendimento farmacêutico 24 horas por dia e a única a ter uma farmácia clínica na região

No dia 30 de janeiro, o Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori será homenageado durante a Reunião Plenária do Conselho Regional de Farmácia. A motivação da homenagem é o fato de a unidade pública ser a primeira na região a oferecer o atendimento de um farmacêutico durante 24 horas por dia, além de ser a única a ter uma farmácia clínica.
De acordo com o Secretário de Saúde, Alexandre Sergio Alves Vieira, a disponibilidade de farmacêuticos em tempo integral começou a ser rotina no hospital no segundo semestre de 2017. Atualmente, o HME conta com oito profissionais altamente qualificados na área que revezam entre si para suprir a demanda da unidade.

Graças a essa disponibilidade de farmacêuticos, é possível ao HME obter um maior aproveitamento dos medicamentos utilizados pelos pacientes. Com isso, todas as prescrições médicas são reavaliadas pelos profissionais, que podem verificar detalhes importantes como: a compatibilidade dos componentes do medicamento, as concentrações e doses máximas recomendadas.

Ainda de acordo com o secretário, a presença dos farmacêuticos auxilia diretamente o trabalho desempenhado pelos demais profissionais da unidade e minimiza a incidência de erros de prescrição. Outro importante benefício desse contingente é a economia gerada pelo cálculo dos medicamentos que serão manuseados pelos médicos, uma vez que esses profissionais podem direcionar ao hospital as devidas dosagens necessárias nos tratamentos.

– Tanto a farmácia clínica quanto a presença de profissionais da área farmacêutica são benefícios que devem ser muito celebrados pela população. Essa homenagem do Conselho Regional indica que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem cumprindo seu papel de garantir a qualidade na saúde pública disponível – diz o secretário.

A farmacêutica que ficará responsável por representar o HME diante do Conselho Regional será Gláucia Cristina Veiga Pessoa Torres, coordenadora da farmácia da unidade. A homenagem acontece no próximo dia 30, na Reunião Plenária do Conselho Regional de Farmácia, no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). A ocasião também irá registrar a passagem do Dia do Farmacêutico, celebrado no dia 20 de janeiro, além de comemorar os 20 anos da criação do Conselho Regional de Farmácia na Região Centro-Sul Fluminense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *