Arena Esportiva de Volta Redonda terá obras concluídas até 30 de janeiro
23 de janeiro de 2019
Prefeitura de Volta Redonda capacita servidores para operar VR Interativa
23 de janeiro de 2019


Professores da SMEL são capacitados para projeto “Eu me amo, eu me protejo”

Funcionários passaram por capacitações psicológicas e aulas com a ex-lutadora Érica Paes

Nesta quarta-feira, dia 22, os professores que estão envolvidos no projeto “Eu me amo, eu me protejo” passaram por capacitações psicológicas e aulas práticas com a ex-lutadora Érica Paes. Projeto visa trabalhar com as mulheres o enfrentamento da violência que muitas sofrem diariamente.

Esse trabalho é uma parceria entre as secretarias de Políticas para Mulheres, Idoso e Direitos Humanos (SMIDH) e de Esporte e Lazer (SMEL).  Onde a intenção é ir ao foco do problema e fazer trabalhos paralelos para alocarem essas mulheres com atividades sociais e trazer novos rumos.

A secretária da SMIDH, Dayse Penna, destacou a importância do projeto.  “A forma como essa parceria foi lançada desde dezembro do ano passado é muito legal. O nosso trabalho nada mais é do que o acolhimento e assistencialismo as mulheres vitimas de violências de todas as formas cometidas por homens. Através de técnicas de defesa pessoal vamos possibilitar a essas mulheres uma forma de defesa”, frisou a secretária.

A ex lutadora, Érica Paes, explicou que veio para capacitar os professores da Smel, visto a importância e relevância do tema, mas as aulas serão ministrada pela professora Perla.

“Vale lembrar que essas violências sempre são cometidas por homens, mas o nosso foco é fazer com que as mulheres saiam da vitimização e retome a autoconfiança, o brilho no olhar, a vontade de viver e saiam do estado de choque. Inserindo novamente no mercado de trabalho e levantando a autoestima. Nosso trabalho faz com que as mulheres voltem a ter coragem”, afirmou Érica.

A Professora Perla Moura, é quem vai ministrar as aulas para as mulheres que sofrem violência. Além disso, o programa vai se estender para todas as mulheres da comunidade.

“Ensinamos mulheres a reconhecer e se antecipar a ação de um agressor com técnicas de visualização e leitura corporal e comportamental desses criminosos em potencial. Além dessas ações, trabalhamos de forma preventiva com essas mulheres, o que afeta a vida particular delas, já que ela vai saber caso ocorra alguma ação. Ensinamos ela a sair de um risco de violência iminente”, pontuou.

Junto com esse trabalho, vale lembrar que os professores são faixa preta de alguma modalidade marcial e a capacitação deles também inclui a assessoria psicológica.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, disse que essas aulas serão uma boa forma de prevenção e enfrentamento para as mulheres, além de ser gratuito. “Esse trabalho é de qualificação dos professores que vão conduzir o pólo. A participação de Érica Paes enriquece os nossos projetos de políticas públicas destinadas às mulheres. A minha orientação é que sejam sempre realizadas ações como essa”, finalizou Samuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *