Prefeitura de Volta Redonda realiza processo seletivo neste domingo, dia 27
24 de janeiro de 2019
Fundação Beatriz Gama abre inscrições para cursos profissionalizantes, em Volta Redonda
24 de janeiro de 2019


Bateria se prepara para o desfile do Bloco da Vida com ensaios abertos, em Volta Redonda

Os ensaios serão abertos ao público e começam na próxima semana em diversos bairros

Nesta quinta-feira, dia 24, a bateria do Bloco da Vida se reúne no Memorial Zumbi dos Palmares para o primeiro aquecimento e para começar a organização da maratona de ensaios abertos nos bairros. Ao todo, 45 músicos da terceira idade participam da bateria do bloco, que vibra com a população durante todo o desfile e é pioneiro no país a desfilar com uma mulher como mestre de bateria, a mestra Clarete Patrocínio.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, o Bloco da Vida é composto por uma média de 800 idosos, que desde 1999 desfila em Volta Redonda e é referência no período de carnaval.

“A preparação para o desfile está a todo vapor, com intensa movimentação no barracão. Este ano teremos um lindo desfile com nove alas, quatro carros alegóricos e 50 destaques. O Bloco da Vida trará para a avenida, no carnaval em 2019, uma abordagem sobre as questões ambientais, que com o passar dos anos tornaram-se cada vez mais graves”, destacou a secretária.

Os ensaios são abertos ao público, como uma oportunidade de todos conhecerem o samba enredo de 2019, cujo tema aborda o meio ambiente, a Terra e a importância de preservar as riquezas naturais. A bateria do Bloco da Vida está aberta a receber novos integrantes, e os interessados devem ter experiência mínima com instrumentos de percussão e podem comparecer aos ensaios para realizar a inscrição com os mestres ou buscar informações junto a SMC através do telefone 3339-4207.

O Prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva lembrou da tradição da festa popular. “Na nossa visão, o importante é o resgate da cultura carnavalesca, com a valorização do samba, das marchinhas, fantasias, confetes, serpentinas, fugindo aos estilos de micareta e grandes festas que não representam o espírito da festa popular. O Bloco da Vida é uma tradição em nosso município e desde 2017 vem crescendo cada vez mais”, explicou Samuca.

Esse ano o Bloco da Vida irá desfilar na Ilha São João, no dia 16 de março e os ensaios da bateria começam nessa semana, em um circuito nos bairros, sempre às 18h30 conforme o cronograma:

ENSAIOS ITINERANTES – BATERIA BLOCO DA VIDA:

Horário: 18h30 às 21h00.

24/01 quinta – Memorial Zumbi – Vila (AQUECIMENTO E REUNIÃO ABERTA)

31/01 quinta – Praça Lions club – Vila Mury.

04/02 segunda – Quadra – São Cristóvão

07/02 quinta – Campinho – Eucaliptal

11/02 segunda – local a confirmar – Residencial Vila Rica.

14/02 quinta – Rua Fernando Tedesco (padaria Rio Ave) – São Lucas

18/02 segunda – Ginásio Amaro Inácio – Retiro

21/02 quinta – Praça dos Expedicionários – 60

22/02 domingo – Praça Vereador Nei A. do Vale, bairro São João

25/02 a 28/02 INTENSIVÃO PRÉ-CARNAVAL – Memorial Zumbi – Vila Santa Cecília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *