Cohab-VR passa por transição na gestão
25 de janeiro de 2019
Nós ainda não sabemos o que aconteceu, diz presidente da Vale
25 de janeiro de 2019


Volta Redonda terá mutirão contra o Aedes aegypti

Neste sábado, dia 26, ação será no bairro Siderlândia; 70 agentes devem visitar cerca de duas mil casas

O bairro Siderlândia recebe neste sábado, dia 26, um mutirão contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Uma equipe com 70 profissionais da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, formada por agentes de endemias da Vigilância Ambiental e agentes comunitários de saúde, da Atenção Básica, vai atuar no local fazendo visitas domiciliares. A ação começa às 8h, com concentração na Unidade Básica de Saúde do Siderlândia, na Rua 11, número 20, e vai até 14h.

O mutirão vai mobilizar os moradores do bairro no combate aos criadouros do mosquito. O papel dos agentes é vistoriar os domicílios para identificar possíveis criadouros e orientar os moradores para os riscos dentro de casa. Qualquer material que possa acumular água deve ser eliminado ou tampado para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, informa que o bairro Siderlândia tem cerca de três mil domicílios e o objetivo é vistoriar pelo menos duas mil residências neste sábado, dia 26. “Queremos unir os moradores a nossa equipe de profissionais e ampliar o alcance da ação”, explicou Janaína.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, convida os moradores do Siderlândia para participar da ação neste sábado, dia 26. “A participação da comunidade é fundamental para o êxito no trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os moradores devem ouvir as orientações dos agentes e vistoriar os imóveis uma vez por semana para identificarem possíveis focos do mosquito. Pois o ciclo de vida do Aedes se completa em um intervalo de 7 a 10 dias”, afirmou.

O secretário de Saúde do município, Alfredo Peixoto, lembra que as ações de prevenção à proliferação do Aedes aegypti e orientação da população são realizadas durante todo ano. “O trabalho dos agentes de endemias é intensificado entre os meses de outubro e março. A chegada do período chuvoso e do calor facilita a reprodução do mosquito e, consequentemente, há maior disseminação das arboviroses como a dengue, zika e chikungunya”, disse.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, avisou ainda que, a partir da próxima semana, os agentes de endemia da Vigilância Ambiental começam a percorrer todo município para a realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti). “O trabalho leva cerca de 15 dias para ser concluído e o resultado vai guiar as ações contra a proliferação do mosquito”, disse, lembrando que os agentes priorizam os bairros que apresentam maior índice de infestação no LIRAa para fazer ações de prevenção, combate e orientação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *